Novo pároco da Paróquia São Gonçalo realizou reunião com coordenadores pastorais e lideranças das comunidades
Pe. Fabiano Goulart já iniciou os trabalhos pastorais com uma reunião com os coordenadores de grupos, movimentos e pastorais, além de lideranças das comunidades. A Paróquia São Gonçalo tem o território distribuído nos distritos de Goitacazes e Tocos, na baixada campista.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
O novo pároco Pe. Fabiano Goulart da Paróquia São Gonçalo, na baixada campista, iniciou os trabalhos pastorais com visita às comunidades paroquiais. Na noite desta sexta-feira (02/08), presidiu a Santa Missa nas localidades de Canto do Rio e de Ponta Grossa, no distrito de Tocos, ambas junto com o diácono Júlio. Neste sábado (03/08), já foi iniciado um trabalho em forma de mutirão para limpeza na Igreja Matriz. Durante todo o sábado o Pe. Fabiano esteve junto na realização das atividades de limpeza, conhecendo todos os espaços da Igreja Matriz. No período da tarde o pároco presidiu a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora do Carmo, na localidade de Ponto do Carmo.
“Tenho sido muito bem acolhido por todas as comunidades da paróquia. Um povo muito acolhedor, onde juntos vamos trabalhar ainda mais. Tão bom quando fazemos os vínculos com o sacerdote, na capela do Carmo, uma criança leu a segunda leitura, fiquei encantado. Após a Missa, a mãe me disse que batizei a menina, durante o meu período de trabalho pastoral na Catedral Diocesana”, comentou o Pe. Fabiano, durante a Santa Missa deste sábado (03/08), na Igreja Matriz.
Na última quinta-feira (01/08), foi realizado no salão da Paróquia São Gonçalo, a primeira reunião dos coordenadores de grupos, pastorais, movimentos e das comunidades. A reunião contou com a presença do Pe Alfredo Rosa, além dos diáconos Júlio e Leandro Lúcio. Durante o encontro, o Pe. Fabiano conversou sobre as diretrizes para todo o coordenador e liderança. “Antes de mais nada é necessário ser uma pessoa de oração, rezar o Santo Terço, ser íntimo do Espírito Santo, ter um tempo para Adoração a Jesus. Um integrante de pastoral deve focar na obediência, solicitude e sinodalidade. O Papa Francisco fala muito sobre ser sinodal, a Igreja que caminha com o povo e escuta os anseios. Uma Igreja de comunhão, participação e missão “, declarou Pe Fabiano.
História – Fundada por um devoto de São Gonçalo, cujo nome se perdeu na história, foi elevada à capela curada em 1722, mas foi somente no século XIX que a construção ganhou volume e forma no estilo neoclássico. A Igreja de São Gonçalo deu nome à freguesia que antecedeu a criação do distrito de Goitacazes. A paróquia foi tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Campos em 2012 e pode ser considerada uma das primeiras construções da Villa de São Salvador. Ao longo dos anos, muitos padres passaram pela paróquia, que atualmente é responsável por 16 capelas.