O venerável Carlo Acutis – exemplo de fé para os jovens e cristãos do mundo inteiro
No próximo sábado, dia 10 de outubro, na cidade de Assis, na Itália, a Igreja celebrará a beatificação do venerável Carlo Acutis, um jovem cristão apaixonado pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Segundo padre Ricardo Figueiredo autor da obra “Não eu, mais Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis”, lançada pela PAULUS Editora, esse profundo amor e devoção que Carlo sentia por Jesus Eucarístico e pela Virgem Maria, o auxiliou a não temer a morte. O jovem nasceu em Londres, em 3 de maio de 1991 e, faleceu aos 15 anos de idade, em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia.
O jovem será beatificado, após o reconhecimento de um milagre que ocorreu em uma Igreja de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Carlo Acutis ficou conhecido como “padroeiro da internet e ciberapóstolo da Eucaristia”, por sua dedicação nas obras de evangelização. Nos meios digitais ele divulgava os milagres eucarísticos, ocorridos em diversos lugares do mundo. Neste caminho rumo à beatificação, o vaticano reconheceu o milagre que foi realizado pela intercessão de Carlo Acutis: A cura de um menino de três anos de idade, portador de uma doença rara no pâncreas. Levado para a basílica superior de São Francisco, em Assis, o corpo do jovem italiano foi exposto ao público e, sua cerimônia de beatificação ocorrerá às 16h, na Basílica papal de São Francisco.
No livro “Não eu, mais Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis”, o autor português padre Ricardo Figueiredo, narra de maneira minuciosa as etapas da vida do venerável Carlo Acutis. A obra inicia com o tema “Viver para o fim”, segundo o autor, uma biografia normal começa por contar a história a partir do início: “Creio que no caso de uma vida santa se deve começar pelo fim. Começamos pelo fim porque a proposta mais radical da vida cristã é viver a partir do fim. É como Jesus: Viver a partir da ressurreição”, afirma padre Ricardo. Nesta perspectiva, o autor narra o descobrimento da doença e como Carlo Acutis a encarou com os olhos da fé e, ofereceu a sua dor pelo Papa e pela Igreja.
Neste livro, estão registrados os traços marcantes de um jovem que se dedicava a oração, a evangelização, a intimidade com Deus e, as atividades normais de sua juventude. De acordo com padre Ricardo, o grande apostolado do jovem era o seu testemunho de fé e alegria em Jesus Cristo. Nas páginas deste livro é possível observar como Carlo era exigente na vida da fé e como se tornou exemplo de santidade para os jovens do mundo inteiro.
R. – Para n s importante que o exemplo de Carlos possa ajudar muitos jovens e muitas pessoas a reencontrar f em Jesus e, sobretudo, a import ncia dos Sacramentos, que representam o ponto chave da espiritualidade de Carlos. Era baseada antes de tudo na Eucaristia – que ela chamava “minha autoestrada para o c u” – que era o centro de sua vida. Creio que precisamente seja esta a mensagem fundamental: a Igreja a dispensadora desses tesouros que o Senhor nos d .