Padres da Diocese de Campos participam de Retiro Canônico Anual

“Alegria de ser uma igreja sinodal, mas para isso a oração e o retiro são fundamentais para nos alinhar com a perfeição, com o Papa Francisco, com toda a igreja que caminha no Brasil, e especialmente com Cristo Salvador, o Santíssimo Salvador, nosso padroeiro. Rezem por nós”, declara Dom Roberto.

Teve início nesta segunda-feira (15/07), no Hotel Fazenda Retiro das Rosas, no distrito de Cachoeira do Campos, no município de Ouro Preto, em Minas Gerais, o Retiro Canônico Anual dos Presbíteros da Diocese de Campos. O encontro prossegue até a próxima sexta-feira (19/07), reúne os padres diocesanos e o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, para um momento de oração, deserto, espiritualidade e fraternidade.

Neste ano o pregador é o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Luiz Catelan e terá como foco o ano da oração. Dom Antônio presidiu a Santa Missa de abertura do retiro na capela do Hotel Fazenda. De acordo com Dom Roberto o encontro dos presbíteros acontece providencialmente após a visita das relíquias de Santa Teresinha, que traz um ardor missionário. “Ele foi fará mergulhar na oração do Pai Nosso, que é mais que uma oração, é um paradigma, uma escola de oração, uma fonte de oração. É muito importante o povo de Deus, essa Igreja Particular, sinalizar ferozmente, suplicando a santificação dos padres, a renovação espiritual. Esse ardor missionário da Evangelii Gaudium, a alegria de evangelizar”, afirmou Dom Roberto.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica, prevista pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º, é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e uma oportunidade para reforçar a unidade com a Igreja. Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, nasceu e foi criado na Diocese de Umuarama, e, atualmente, é Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Sebastião do Rio. Na Diocese de Umuarama, no Paraná, onde foi ordenado sacerdote em 5 de fevereiro de 1995, há 26 anos, Dom Catelan está no Rio de Janeiro desde 2018, quando veio lecionar na PUC-Rio. Dom Catelan possui bacharelado em teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (1994), licenciatura em filosofia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo (1993), mestrado em teologia sistemática pela Faculdade de Teologia de Nossa Senhora Assunção (2002) e doutorado em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2011).