Fiéis acompanham Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário natalício de Dom Roberto pelas redes sociais

O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz presidiu, no final da tarde desta sexta-feira (05/06), da Celebração Eucarística em Ação de Graças por seu aniversário natalício. A Santa Missa foi realizada na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, contou como concelebrantes o vigário-geral da Diocese de Campos e pároco da Catedral Monsenhor Leandro Diniz, além do vigário paroquial e Reitor do Santuário de Adoração Eucarístico. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Diocese de Campos.

Durante a homilia Dom Roberto enfatizou durante a homilia que devemos partilhar a palavra, a saborear, gostar da palavra de Deus. O bispo abordou na reflexão o mistério da vida abordando que cada pessoa é diferente, tem a sua identidade, mas é triste quando há julgamento das pessoas sem um diálogo, o princípio geral de uma democracia. Dom Roberto enfatizou a importância da vida, como um dom a ser partilhado. “A vida é fantástica para mim. O que é a vida sem amigos? Eu agradeço a Deus hoje, não estou nem um pouco com medo. Eu sei que o coronavírus pode ser uma ameaça sim, e é real. Mas eu sei que somos chamados a reconciliar. Reconciliar a terra conosco e para isso somos jardineiros da criação. É o dia do meio ambiente. E os vírus até hoje acontecem e se tornam malignos quando nós desaprendemos, quando nos esquecemos da grande missão de sermos cocriadores com Deus. Quando deixamos de cuidar da casa comum. Meus irmãos vamos cuidar da nossa vida, dos outros, até das pessoas que pensam diferente de nós, que até nos classifiquem. Bem que Deus os abençoe”, afirmou Dom Roberto.

A Igreja celebrou a memória de São Bonifário, que se tornou o “Apóstolo da Alemanha”. São Bonifácio nasceu em 675 e recebeu o nome de batismo de Winfrido; com o passar da vida, no seguimento ao Divino Mestre, tornou-se monge beneditino. O coração de Bonifácio era sereno como o dos seus irmãos monges, porém, inquieto por causa do seu ardor missionário. Sendo assim, ao se apresentar ao Papa, recebeu sua investidura de missionário, fato que mudou sua vida e seu nome de Winfrido para Bonifácio, em memória de um grande mártir. Ordenado Bispo, São Bonifácio soube proporcionar elo do Cristianismo nascente na Alemanha com Roma, assim como bem evangelizou os quatro cantos de sua região através de muitos mosteiros e dioceses que nasceram por sua causa.

Ao final da celebração foi realizada uma singela homenagem ao Bispo de Campos, que agradeceu o carinho dos fiéis, que postaram vídeos nas redes sociais parabenizando Dom Roberto, pelo dom da vida. “Gostaria de agradecer este carinho a todos, hoje não parei de atender telefonemas, mensagens, o celular tocando a toda hora. Isso me conforta muito, pois um pai quer ter a família unida, quer que os filhos cresçam e participem. Então, a minha alegria são vocês. A gente renuncia de ter uma família específica, mas para dar vida a outra família. Família que não desaparece, ao contrário se constitui para ser eterna no céu. Então, parabéns a todos, pois nós estamos trabalhando para isso, para a glória de Deus, para que o Reino cada vez venha mais” declarou Dom Roberto.

Texto e fotos: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)