Paróquia de Nossa Senhora das Dores inicia encontros da Iniciação à Vida Cristã
“Fazer parte da Iniciação à Vida Cristã mais uma vez é uma benção de Deus. Cuidar e orientar os catequistas para que a evangelização e a iniciação à vida cristã aconteça na vida dos pequenos e jovens é uma missão em dose dupla, mas que com a parceria do sacerdote, catequistas e pais têm sido gratificante, pois o meu objetivo é a unidade e a vivência em comunidade”, declara o coordenação da IVC na Paróquia Murilo Souza.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
A Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no distrito de Dores de Macabu, na cidade de Campos, está intensificando as ações de evangelização por meio da Pastoral da Iniciação à Vida Cristã. Os catequizandos fizeram uma experiência de oração através da prática oracional “Rezando com São José”. Os catequizandos de todas as etapas, incluindo os crismandos, catequistas e familiares participaram da prática em união com a comunidade de São José, na localidade de Guriri, uma das capelas que pertencem à paróquia. “O objetivo da prática foi a unidade entre as comunidades e viver a experiência de preparação da festa de um padroeiro por todas as comunidades. Todos puderam participar do período riquíssimo que é o novenário de um padroeiro, um verdadeiro retiro espiritual comunitário. Foi proposto um tríduo de oração e a participação no dia 18 da Santa Missa Solene”, afirmou Murilo Souza, que retornou a coordenação da pastoral.
O atual administrador paroquial Pe. Fabrício Reis, além do coordenador Murilo, motivaram a prática em parceria com os catequistas, para que as bênçãos derramadas no período atingissem a todos os paroquianos. “Os registros ficaram através das fotos, mas os relatos foram compartilhados pelos pais, responsáveis e aqueles que vivenciaram essa prática. Um momento de experiência de fé em comunidade. Mesmo não estando participando presencialmente na Comunidade em festa, a Iniciação à Vida Cristã estava unida em oração com as famílias em suas casas fortalecendo assim a Igreja Doméstica”, comentou Murilo.
No último dia 12 de março, foi realizado o primeiro encontro da Etapa da Eucaristia com os pais e/ou responsáveis, para que fossem informados da estrutura dos encontros da Iniciação à Vida Cristã. O encontro também serviu como um momento de acolhida e escuta dos pais. “É uma alegria estar de volta e cuidar de cada detalhe para que a evangelização e a iniciação cristã das crianças aconteça é uma dádiva. A catequese foi sempre considerada pela Igreja como uma das suas tarefas primordiais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para o Pai, deu aos apóstolos uma última ordem: fazer discípulos de todas as nações e ensinar-lhes a observar tudo aquilo que lhes tinha mandado (Mt. 28,19). Eis a nossa missão”, finalizou Murilo. No mesmo final de semana tiveram início os encontros das etapas da Eucaristia e da Crisma.