Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição promove projeto de Igreja em saída

Processo iniciou com visita do Pe. Ademir Dias Mendonça ao Assentamento Zumbi dos Palmares para iniciar uma inserção da Pastoral da Terra no projeto paroquial. A visita para planejar a presença e participação nos preparativos da Campanha da Fraternidade.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Uma visita para conhecer a realidade de um dos núcleos do Assentamento Zumbi dos Palmares, no território da Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição, no Distrito de Travessão, Campos dos Goytacazes (RJ). Na oportunidade o Pe. Ademir Dias Mendonça conheceu a realidade das famílias assentadas e iniciou o planejamento pastoral inserindo iniciando com os preparativos da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Fome”.

A Pastoral da Terra terá representação na realização dos Círculos Bíblicos preparando para vivenciar a Campanha da Fraternidade na comunidade paroquial.  O Assentamento é um dos maiores no Estado do Rio de Janeiro e está localizado na área rural do distrito, na área pastoral da Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição. No local as famílias sobrevivem da agricultura familiar com produção de milho, abacaxi, verduras e legumes e parte cana de açúcar.

– Estamos as portas para vivermos a campanha da fraternidade. Queremos estar mais próximos do nosso povo em um processo de uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco. Como ele bem nos diz de não esquecer de onde nós viemos e manifestar as transformações que Jesus realiza em nós. Aproveitaremos este período para iniciarmos a Pastoral da Terra em nossa paróquia, para podermos juntos viver a alegria do Cristo Libertador. Olhando para o Nosso Beato Juan Zegri, vivermos o amor que quebra as cadeias da injustiça e da falta de cuidado e amor aos menos favorecidos, aos que são deixados à margem dos projetos da sociedade, onde se possa incluir estes homens e mulheres produtores de paz e de alegria. Vivermos a experiência da partilha que nasce deste encontro com o outro, o olhar misericordioso de um DEUS PRESENTE NOS MAIS NECESSITADOS.  Precisamos viver cada vez mais as Bem-Aventuranças que nos aproximam do céu, nesta experiência de viver aqui na terra, Céus novos e uma Terra nova, nesta casa comum, onde vivendo o respeito e fraternidade, todos tem seu espaço respeitado. Sempre com um olhar do Cristo que nos chama a vivermos como irmãos. Que este tempo nos proporcione experiências de fraternidade e paz. – revela Pe. Ademir.