Paroquia Nossa Senhora Aparecida realiza o XIX Cerco de Jericó

Maria Oliveira (Pascom Nossa Senhora Aparecida)

Entre os dias 03 a 09 de março, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Parque Lebret, em Campos dos Goytacazes, irá realizar o XIX Cerco Jericó. Este ano o evento terá o tema “A Cruz Sagrada seja minha luz” e a exposição do Santíssimo Sacramento ocorrerá das 6h30minatéàs 23h.

Segundo informações do Administrador Paroquial, padre Carlos Augusto Duncan Franco, a programação do Cerco, que perdura sete dias e seis noites diante do Santíssimo Sacramento exposto, contará com a Santa Missa diária, oração do Santo Rosário, adoração ao Santíssimo Sacramento, tarde da Misericórdia, além de vigília no penúltimo dia do Cerco.

“Celebrar o Cerco de Jericó nesse tempo Quaresmal é uma grande oportunidade para adquirir mais intimidade com o Senhor, além de nos preparar para celebrar bem a Santa Páscoa. É nesse período litúrgico que vivemos um tempo de oração, oferecendo nossos sacrifícios e praticando a caridade, os quais são os conselhos evangélicos propostos na Quaresma. afirmou o padre Augusto que também motivou aos fiéis a viverem bem a espiritualidade através da participação no evento religioso.

“Lembrando que o tema proposto do Cerco de Jericó advém de um trecho da Oração de São Bento que diz “A Cruz Sagrada seja minha luz”. Pretendemos dessa forma, estimular todo o povo de Deus a focar na Cruz de Cristo como caminho de salvação e luz para esse tempo de conversão”, finalizou.

Cerco de Jericó – A prática tem como inspiração no capítulo sexto do livro de Josué, no Antigo Testamento. Antes, após a morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. Porém, ao chegar, o povo encontrou uma grande e forte muralha em volta de toda cidade.

Para entrar na Terra Prometida, Josué, seguindo as ordens de Deus, liderou o povo para que realizasse todo um ritual que consistia em dar volta na cidade durante sete dias diante da arca do Senhor, seguindo todo o rito prescrito, todos os dias. Após cumprirem todo o rito, no sétimo dia, ao som da trombeta e ao clamor do povo, as muralhas caíram e os israelitas finalmente tomaram posse de Jericó (Jos 6,20).