Paróquia São João Batista e Santuário de Nossa Senhora da Penha preparam recepção ao novo sacerdote
“Agora vem o Pe. Michael Bruno com uma orientação de ficar e trabalhar a unidade, principalmente em definir melhor as competências entre o que é Irmandade e a Paróquia, assim como o que é a Irmandade e a Reitoria de Atafona”, afirma Dom Roberto.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Os fiéis da cidade de São João da Barra, norte fluminense, se preparam para receber oficialmente Pe. Michael Bruno, como o novo administrador da Paróquia São João Batista, juntamente assumirá a função de Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia de Atafona. Embora a Santa Missa que marcará a posse do sacerdote nas comunidades religiosas seja em maio, ele já está pela cidade para conversar com os fiéis, integrantes de movimentos religiosos e membros das Irmandades. O Pe. Michael Bruno, de 36 anos, completa cinco de sacerdócio, no próximo dia 13 de maio, sendo que a posse canônica acontece alguns dias antes no dia 9 de maio, durante Santa Missa, às 19h, a Igreja Matriz São João Batista, no Centro da cidade. “Estou feliz de retornar a casa, mas com a certeza de que para tudo dar certo precisamos de oração, paz e unidade. Para fazer a paz acontecer o Papa Francisco nos diz na ‘Fratelli tutti’ o convite ‘a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si’. Vamos trabalhar na unidade”, declarou Pe. Michael.
De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, a cidade está saindo de turbulências que teve como epicentros a Matriz São João Batista e o Santuário de Nossa Senhora da Penha. “Os dois sacerdotes vieram ajudar em experiências provisórias, até quando o ordinário local achar necessário. Agora vem o Pe. Michael Bruno com uma orientação de ficar e trabalhar a unidade, principalmente em definir melhor as competências entre o que é Irmandade e a Paróquia, assim como o que é a Irmandade e a Reitoria de Atafona. Tratando de superar os dois modelos de Igreja, que às vezes são difíceis de conciliar no mesmo espaço, mas os dois são válidos. O modelo de Irmandade que vem do catolicismo mineiro, e o modelo do Concilio Vaticano II, em saída, que é o de comunidade de comunidades. Para isso é necessário abrir-se, superar essa visão bairrista, ou sectária, bem como o lado do clericalismo, por certos membros de Irmandade que chegam a festejar a saída de um padre, assim como o anti Irmandades que também é errado, que é uma associação legítima do laicato. Temos que conviver com os dois modelos, trabalhar com as competências, trabalhar com a Igreja”, declarou Dom Roberto.
Para o provedor da Irmandade São João Batista, Jorge Renato Amaral, já estão sendo realizadas reuniões com o sacerdote para tratar da Semana Santa no município. “Para a Irmandade de São João Batista é motivo de orgulho ter o reverendíssimo Padre Michael pastoreando a nossa Paróquia, sendo filho da terra. O mesmo conhece a nossa realidade, conhece as pessoas, a nossa forma de ser igreja. Estamos de braços e corações abertos para que a unidade aconteça e rezando para o bom êxito do exercício do seu ministério pastoral em nossa Paróquia”, afirmou Jorge Renato.
Além de administrador paroquial no Centro, o sacerdote irá assumir a função de Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia de Atafona. Para o provedor da Irmandade, que administra o Santuário, tudo está sendo preparado para bem recebê-lo. “Espero em um espírito de diálogo, respeito e comprometimento da fé bem receber o novo sacerdote, que foi preparado por Nossa Senhora da Penha para resgatar a unidade e a reavivar a fé de toda a comunidade. Estamos animados e com boas expectativas. Contando com todo o apoio da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, que inclusive já se preparara para a festa da padroeira”, disse o provedor Adyvan.
Dom Roberto finalizou dizendo que o Pe. Michael tem todo o apoio da Diocese para bem administrar, selar a união, paz e partilha. “A Igreja é universal, diocesana, o bispo é o sucessor legítimo dos apóstolos. Se queremos fazer Igreja, temos que estar em comunhão com o bispo, que veio garantir que a fé dos apóstolos seja a nossa, a mesma. Vamos receber muito bem o Pe. Michael Bruno, ele vai construir a unidade, mas com vocês das Irmandades. Estamos em ano sinodal, cada um tem o seu papel, tem direito a voz e deve ser escutado”, finalizou Dom Roberto.