Paróquia São José do Avahy promove bênção do giz na Solenidade da Epifania

No último domingo (07/01), os fiéis da Paróquia São José do Avahy, na cidade de Itaperuna, na região noroeste fluminense, participaram de um momento especial com a bênção do giz, ao final da Santa Missa. Por ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor, quando se encerra o Tempo litúrgico do Natal, é comum uma tradição antiga entre as famílias chamada bênção de proteção dos lares (ou bênção do giz). A celebração foi presidida pelo vigário episcopal e pároco Pe. Luiz Carlos Reis do Amorim.

O que motiva esta bênção, além do intuito de obter proteção, é a certeza de que Jesus veio morar entre nós, por meio de Sua Encarnação. No ritual, algumas ações peculiares como a inscrição na parte exterior da porta da casa com os dizeres “20+C+M+B+24”, onde o 20 e o 24 representam o ano 2024, o ano em que nos encontramos. O C M B são as iniciais de Christus Mansionem Benedicat (Cristo Abençoe esta Casa).