Paróquia São José do Avahy em Itaperuna recebe 12 novos MEDSC’s

Fotos: Elisângela Cavalheiro (Pascom São José)

Na noite desta quinta-feira (26/10), os fiéis da Paróquia São José do Avahy, na cidade de Itaperuna, na região noroeste fluminense, participaram da Santa Missa de investidura dos novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão. A celebração foi presidida pelo vigário Pe. Luiz Felipe e concelebrada pelo pároco e vigário episcopal Pe. Luiz Carlos Amorim. A celebração foi marcada pela emoção, que marcou o momento da investidura. O n. 147 do Capítulo VII – Ministérios Extraordinários dos fiéis leigos – da Instrução Redemptionis Sacrament um, que trata sobre “algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia.
Desde 1965, o Santo Ofício concedia aos bispos da Alemanha Oriental deputar leigos para levar e distribuir a eucaristia nos lugares de celebração da Palavra, onde não havia sacerdote. A concessão era dada em experimento. Passou-se depois a uma conceção mais ampla com a instrução, em 1969, Fidei Custos, até à faculdade de escolher ministros extraordinários da Sagrada Comunhão com a instrução Immensae Caritatis, de 1973, e também pelo Motu Proprio de Paulo VI Ministeria Quaedam, de 1972, com o qual institui os ministérios do leitor e do acólito. Os leigos não apenas ajudam a distribuir a Eucaristia na missa, mas tem sua custódia, o recipiente onde se coloca a Hóstia consagrada para levar aos enfermos (também chamada de teca). Os leigos podem fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento e presidir a celebração da Palavra.