Paróquia São Jose do Parque Cidade Luz foi destaque na Rede Vida

Na Edição da noite, quarta feira (30/06) o JCTV da Rede Vida de Televisão destacou a Pastoral da Caridade da Paróquia São José, Parque Cidade Luz. Pe. Cristiano Januária apresentou a equipe e fez apelo a toda comunidade para ajudar na missão de cuidar dos pobres.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Paróquia São José, Parque Cidade Luz foi destaque na edição da noite de quarta-feira (30/06) do JCTV da Rede Vida de Televisão. Na reportagem o Pe. Cristiano Januária apresentou a Pastoral da Caridade que está realizando um trabalho social de cuidado com a população em vulnerabilidade social. Um projeto de arrecadação de alimentos e outros produtos e faz um apelo a toda a comunidade a ajudar a cuidar das famílias que estão sofrendo os efeitos da pandemia que acelerou as desigualdades sociais.

No Distrito de Guarus algumas paroquias estão enfrentando o aumento de famílias em situação de extrema pobreza. E essas famílias estão sendo assistidas com cestas básicas. A ação de cuidado na Paróquia São José, no Parque Cidade Luz é realizada pela Pastoral da Caridade que arrecada alimentos, roupas e calçados destinados ao Parque Aldeia 1, uma comunidade que concentra famílias carentes. O trabalho é realizado com todos desafios, mas a missão de cuidar do pobre acontece.

As Coordenadoras da Pastoral da Caridade Daniele Gomes Viana e Heloisa Helena Sobrinho relatam as dificuldades em atender as famílias carentes. Além de alimentos a pastoral recebe doações de roupas, calçados, medicamentos e fraldas geriátricas. Os desafios em atender as famílias em vulnerabilidade social e a necessidade de aumentar as doações. Como as doações nem sempre são suficientes a pastoral realiza atividades para angariar recursos. O trabalho conta com total apoio do Pe. Cristiano Januária Ribeiro, que incentiva a ação caritativa numa igreja em saída. E revela a importância de todos partilharem. Ação de cuidado e neste tempo de pandemia que ampliou as desigualdades sociais numa região de extrema pobreza.

– Com a iniciativa do nosso Padre Cristiano Januário Ribeiro, o nosso Grupo da Caridade da Paróquia São José, no Cidade Luz, foi criado no dia 20 de agosto de 2019, onde recebemos essa linda missão de levar aos nossos irmãos necessitados não só as doações, mais a presença do amor ao próximo e uma palavra de esperança em meio a tantas perdas e tristezas, nesses momentos difíceis de pandemia em que estamos vivendo. E ao decorrer desse tempo de pandemia essa missão foi mais longe, onde atendemos famílias de bairros vizinhos, que vem até nós ou até nossa Paróquia em busca de alimentos, frauda geriátrica para algum familiar acamado, frauda infantil, leite especial, roupas adulto e infantil, calçados adulto e infantil, etc… – conta Daniele.