Paróquia São José em Bom Jesus investe 17 novos MEDSC

Na noite desta quinta-feira (21/11), a Paróquia São José, no bairro Lia Márcia, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, noroeste fluminense, recebeu novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão. O vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, presidiu a Santa Missa na Igreja Matriz, concelebrou o pároco Pe. Paulo Gonçalves, além da participação do diácono permanente Israel Resende. Ao todo foram investidos novos 17 MEDSC, que irão atuar no território paroquial. De acordo com coordenadora dos MEDSC, Amélia Machado de Oliveira, o curso de preparação durou três meses e inclui liturgia e estudo dos documentos da Igreja.

História – Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis  leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte. Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. A expressão “ministro extraordinário” é para indicar que os ministros ordinários da Eucaristia são o Padre e o Bispo.

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Pascom São José