Paróquias de Campos e Itaperuna promovem novena de Nossa Senhora de Lourdes

A Festa da Apresentação do Senhor, celebrada no último dia 2 de fevereiro, marcou o início do novenário de Nossa Senhora de Lourdes nas cidades de Campos e Itaperuna. No município de Campos a Paróquia dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, fica no Parque Imperial, que preparou uma programação especial. De acordo com o pároco Pe. Dênison Martins, desde o dia 2 de fevereiro até o dia 11, vários sacerdotes irão participar das Missas do novenário. No último dia 03/02, os fiéis devotos participaram de um café especial montado na praça. No dia da padroeira, 11 de fevereiro, domingo de carnaval, serão realizadas duas celebrações às 08h e 19h30.

No Vicariato Noroeste a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica no bairro Cehab, em Itaperuna. Segundo o pároco Pe. Crimário Verdam, os fiéis têm participado efetivamente das festividades. O novenário teve início com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco. Nossa Senhora, neste título de Lourdes, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que a apresentam situações de saúde, tornando-se assim, a padroeira dos doentes. “Nossa Senhora de Lourdes, que cuida dos enfermos, nos auxilia em vários momentos como vivemos o drama do isolamento, situação de abandono que muitos enfrentam. Então, o primeiro ato de cuidado é acolher o doente, valorizá-lo, dar dignidade. O grande gesto que Nossa Senhora nos mostra é mostrar aos doentes que são pessoas amadas. O doente está sempre no Coração de Jesus”, afirmou Dom Roberto.

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras de 11 de fevereiro. Maria revelou muitas coisas a Bernadete em suas aparições, mas, sobretudo, propôs a ela e ao mundo o “Céu e a santidade”, como únicos objetivos da vida terrena, como também a penitência, para eliminar o pecado do mundo.