Pastoral Carcerária promoveu retiro espiritual no Santuário de Santo Amaro

Neste domingo (21/07), o Santuário de Santo Amaro, na baixada campista, recebeu a presença de integrantes da Pastoral Carcerária da Diocese de Campos. Os membros participaram de um retiro espiritual que contou com a presença e participação do Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, além do assessor eclesiástico e reitor do Santuário, Pe. Liomar dos Santos e do diácono Demir Moraes. O retiro teve início com a Santa Missa, às 09h, realizada no salão do Santuário. “Acolho as pessoas que participaram do encontro dos integrantes. A Pastoral Carcerária exerce um trabalho de misericórdia aos que estão presos, muitos santos foram agentes desta pastoral. São Sebastião, quando esteve preso, deu alento aos que estavam com ele dando apoio, conforto, em meio a perseguição que o próprio Sebastião sofria. Então, a Pastoral trata de humanizar e evangelizar as prisões, mas não apenas os presos, mas os que atendem como policiais e os familiares. Sendo a presença de Cristo que liberta”, afirmou Dom Roberto.

De acordo com o Pe. Liomar, os membros realizam visitas regulares nas unidades prisionais. “Nós no cumprimento do evangelho, reconhecemos o chamado divino de fazer uma sociedade mais justa e fraterna com os irmãos encarcerados. Estive preso e fostes me visitar. Vamos caminhar juntos com os irmãos, dando dignidade”, declarou o sacerdote.

A Pastoral Carcerária busca ser a presença de Cristo e da Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado pela superlotação, condições insalubres e tortura sofrida pelas pessoas privadas de liberdade. “Nosso objetivo é definir metas, para também atingirmos. Nosso objetivo é atender as famílias e presos, ao trabalhar colher os frutos lançados na prisão, com essa evangelização ao chegar Cristo a todos, principalmente nos cárceres”, disse o diácono Demir.

Levantamento promovido pela Pastoral Carcerária, pastoral social ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), age junto às pessoas presas e suas famílias, o Brasil tem atualmente a terceira maior população carcerária do mundo, em contínuo e exorbitante aumento desde o início dos anos 1990, revelando a perversa política de encarceramento em massa que está em curso no país, e que tem como alvo os grupos sociais marginalizados e empobrecidos, destacadamente jovens, negros e moradores/as das periferias e das áreas urbanas socialmente mais precarizadas.