Pastoral da Cidadania promove encontro com políticos da cidade de Campos

A Pastoral da Cidadania da Diocese de Campos vai promover, na manhã deste sábado (25/11), o Encontro Diocesano para as Eleições Municipais de 2024. O evento será realizado, às 10h, no Centro Diocesano de Pastoral, que fica no Parque Leopoldina, em Campos. O objetivo do encontro é ser um espaço para exposição de ideias para os políticos que se colocam como possíveis candidatos à Prefeitura de Campos. De acordo com a organização não haverá debates, nem será permitida a exposição de expressões por parte do público.  Pelas regras da organização cada prefeitável terá cinco minutos para expor as ideias, não sendo permitido o confronto e ataques.

Segundo o vigário episcopal do Vicariato Norte e responsável pela Pastoral da Cidadania, Pe. Márcio André, a importância deste evento é grande, porque a Igreja também tem uma responsabilidade com a construção do reino de Deus neste mundo. “A Igreja quer também ajudar a construir a civilização do amor, e seguindo a orientação do Papa Francisco, que diz de maneira muito certa de que a política é a mais alta forma de caridade, a política é a mais alta forma de caridade, porque é justamente a busca da promoção do bem comum. Então, é papel da Igreja atuar também, não partidariamente, pois não vai dizer em quem as pessoas devem votar, mas apresentar o posicionamento, doutrina, olhar e a sua análise conjuntural através da pessoa do senhor Bispo. Apresentar isso àqueles que estão se colocando ainda como candidatos para o cargo de mandatário, o cargo de prefeito do município de Campos”, afirmou o Pe. Márcio.

De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, no encontro será colocado em prática um método sinodal, onde a escuta é o mais importante. “Vamos nos encontrar para acolher, escutar e sentir as propostas dos prefeitáveis, isto é, a trajetória e o que deseja para encontrar o bem comum da nossa querida cidade de Campos. Devemos saber a que vieram, conhecer a cada um. Mas também agradecer, pois ser candidato é quando alguém se apresenta para buscar o melhor para a cidade, assim acreditamos, até que se prove o contrário. Damos a nossa confiança, pelo menos para escutar. Vamos abençoá-los para que possam realizar uma campanha limpa, de alto nível de ideias, propostas e princípios”, declarou Dom Roberto.