Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Niterói realiza encontro virtual debatendo temas sociais

Ricardo Gomes

Neste sábado a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Niterói (RJ) debate mais um tema social neste tempo de Pandemia e de isolamento social. O debate acontece às 18h e reúne o Bispo de Campos e Referencial da Pastoral Política do Regional Leste 1, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz e a Pesquisadora em Economia Social e Doutora em Economia, Ariana Britto e Gabriel Garcia Rodrigues de Barros fará a mediação.  Os convidados fazem a apresentação do tema e respondem as perguntas dos internautas.

O Projeto envolve os jovens com o dialogo da fé com as ciências co  os debates de temas da atualidade. Isolados por conta da pandemia da COVID-19, os jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Niterói iniciaram um ciclo de debates virtuais na quarentena. O processo de formação dos jovens, que acontecia presencialmente em cada um dos grupos de base, teve de ser adaptado à nova realidade.

Em cada um dos encontros virtuais, o público é convidado a refletir sobre temas da atualidade conforme dois prismas distintos, mas complementares: o da ciência e o da fé. “Ao final de cada debate, fica claro que nossa fé é sim compatível com a pesquisa científica, desde que a pesquisa esteja orientada para a Verdade do Evangelho: o Amor”, diz Milena Miranda, uma das coordenadoras da pastoral.

A princípio, os temas causaram estranhamento. Foram assunto dos debates o papel do SUS na pandemia, as políticas públicas de Educação, a precarização das relações de trabalho e até mesmo o racismo. “O encontro sobre racismo foi um dos mais impactantes, pois mostrou que a Igreja não está surda às reivindicações da sociedade”, disse Milena.

Os encontros contam sempre com um debatedor técnico da área que está sendo discutida, para apresentar a perspectiva da ciência, e outro debatedor do clero, para apresentar a perspectiva teológica. “A combinação das duas visões se dá de forma muito orgânica, não é preciso fazer muito esforço para que haja o diálogo entre elas”, ressalta Gabriel Garcia, que também é coordenador da pastoral e mediador dos debates.