Retorno das Missas com presença de fiéis em paróquias de Campos

As Paróquias da Diocese de Campos completaram no último dia 07 de julho, uma semana da autorização das autoridades sanitárias para o retorno da celebração com a presença de fiéis. Algumas paróquias, ainda estão em processo de adaptação e abrirão as portas para a presença do público a partir deste final de semana. A Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes, na baixada campista, retornou com as missas presenciais no último final de semana. Ao longo de quase 4 meses as celebrações foram acompanhadas exclusivamente pelas redes sociais. “Seguindo as orientações da Diocese de Campos e das autoridades em saúde, a quantidade de fiéis foi reduzida para 30% da capacidade da igreja, os bancos foram isolados a fim de manter o distanciamento recomendado entre as pessoas, além do uso do álcool em gel dentre outras medidas que foram tomadas para a segurança e bem estar de todos. Os fiéis que desejarem participar da Santa Missa devem fazer o agendamento prévio na secretaria paroquial e deverão usar máscaras durante toda a celebração”, afirmou uma publicação na página do facebook. Entretanto, apesar do retorno das missas presenciais a Pascom São Gonçalo continua transmitindo a Santa Missa ao vivo pelas redes sociais todo domingo às 16h.

Ainda na baixada campista, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Imperial, irá retornar com a presença dos fiéis no próximo dia 12 de julho. Para facilitar o acolhimento dos fiéis, foram disponibilizados cartões de acessos divididos por cores. Houve aumento do número de celebrações tanto na Matriz, quanto na comunidade de Donana.

No bairro Jardim Carioca, em Guarus, as paróquias também retornaram com a participação do público. A Paróquia Santo Antônio, por exemplo, organizou uma reunião com a equipe da acolhida para repassar os detalhes. Apesar da reabertura parcial das igrejas, os fiéis continuam autorizados a cumprir o preceito dominical participando da Missa pela internet.

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)