Patrimônio: Estudantes e seminaristas da Diocese de Campos visitaram Mosteiro de São Bento em Campos dos Goytacazes para despertarem para preservação da História

Conhecer o passado para construção do futuro. Estudantes do Colégio Estadual Isabel Rangel de Araújo visitaram o Mosteiro de São Bento em Campos dos Goytacazes (RJ). Um importante patrimônio do município que revela histórias de fé e da construção social da região.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Conhecer o Mosteiro de São Bento, Campos dos Goytacazes é visitar um importante monumento que é parte importante da história social e religiosa da região.  Alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Isabel Rangel de Araújo tiveram uma aula de História e de Cidadania na visita ao Mosteiro na Baixada Campista, berço de testemunhos de vida, representando um dos patrimônios do município.

Professores e alunos dividem a mesma opinião e destacam que ´é muito importante para os alunos participarem dessa visita ao mosteiro para conhecer a história da cidade. Dessa forma conhecem seus antepassados, conhecem o antigo e valorizam a história local.

–  . Foi um momento muito bonito. Conhecer a história da baixada Campista que tanto contribuiu para a história do Brasil, podendo entrar em um prédio secular e ver como a memória coletiva da região vai se perpetuando por tantos anos. Além disso, presenciar a soma dos acontecimentos socioeconômicos presentes nos objetos, nas paredes, na arquitetura, no patrimônio imaterial, entre outros; é algo encantador. – destaca o professor Assis Rangel Leandro.

Conhecer a história de um patrimônio

A aluna Laura Caldas de Azeredo foi lima experiência qe apresenta uma história viva que precisa ser conhecida e valorizada. Uma aula de história da cidade muito pouco valorizada e desperta para o exercício da cidadania para preservar a história de um patrimônio importante para o município de Campos

Foi uma experiência incrível, um lugar de muitas histórias e muitos ensinamentos. Já tinha visitado o mosteiro duas vezes, mais hoje eu pude conhecer um pouco mais de sua história. Lá eu pude ver a dedicação e o cuidado que os monges têm com o mosteiro. Fico feliz de ver que um lugar com tantos anos de história está sendo cuidado novamente. E essa foi a minha experiência. Na minha opinião é um lugar que todos deveriam visitar. Vale a pena a experiência. Revela Laura.

. Achei interessante, algo importante e de muita cultura e trouxe conhecimento que não fazia idéia que existia na minha cidade tão perto de mim, foi surpreendente ver e ouvir as histórias do mosteiro são Bento, e as artes em forma de quadro totalmente incrível e diferente! Gostaria de ir mais vezes, e foi muito bem acompanhado das minhas professoras super. legais incríveis Luciane e a Franciele”  Wendel Bastos – aluno.

Conhecer o Patrimônio

A Professora Franciele Abreu de Almeida observa a visita ao mosteiro como importante para os alunos conhecerem um importante patrimônio que está sendo preservado e precisa ser valorizado pela sociedade. Um papel importante da educação.

É de extrema importância os alunos conhecerem o Patrimônio Histórico da nossa cidade. Aprender fora da sala de aula fatos históricos que nossa região vivenciou. É a segunda vez que tenho a oportunidade de levar os alunos para essa visita incrível e com certeza eles aprenderam muito. – cinta Franciele.

Professoras e aluno

Seminaristas  visitam Mosteiro de São Bento

Reitor Pe. Alexandre Mothé e Seminaristas do Seminário Maria Imaculada conheceram o Mosteiro de São Bento, na Baixada Campista. Dom João Crisóstomo de Maria acolheu o grupo e apresentou um breve resumo da história do monastério campista e da espiritualidade monástica.

Conhecer a história da presença dos monges beneditinos desde 1648 e a importância do patrimônio para a cidade de Campos dos Goytacazes foi a experiência dos seminaristas da Diocese de Campos nesta segunda-feira (14/08), na visita ao Mosteiro de São Bento, na Baixada Campista.. O grupo chegou no início da tarde acompanhado do Reitor, Pe. Alexandre Mpthé. Ouviram um pouco da história da presença monástica com a Comunidade Nossa Senhora da Ternura, oito meses na Diocese de Campos

Dom João Crisóstomo de Maria destacou a espiritualidade beneditina na igreja e apresentou aos seminaristas um pouco do dia-a-dia dos monges e da vida de oração. Os seminaristas conheceram um pouco das dependências do monastério.

Fotos e Vídeos: Ricardo Gomes