Paz e ternura para com os animais
Paz e ternura para com os animais
A preparação para o Natal inclui uma visão mais amorosa e compassiva para com nossos companheiros de jornada, amigos, mestres e inspiradores que são como Francisco de Assis chamava de nossas irmãs criaturas.
Ficamos, certamente, indignados e impactados pela crueldade que foi vitimado o cão conhecido por Manchinha, morto a pauladas, em um estabelecimento comercial, pelo segurança. Apoiamos o Projeto de lei 470/2018, que propõe uma defesa mais enérgica contra maus tratos e atos de crueldade e selvageria contra animais.
A nova criação, representada pelo Presépio, mostra o boi, o jumento, ovelhas, passarinhos e cachorros, rodeando, aquecendo e guardando o Menino Deus. Foi esta intuição que motivou a São Francisco montar em Greccio no ano de 1228 o primeiro presépio vivo da história apresentando os rostos camponeses da população junto aos animais da região, louvando a imagem do recém nascido, o esperado das gerações.
Nosso Deus, Pai amoroso, nos confiou, a nosso cuidado, estes irmãos menores que tanto nos alegram e fazem companhia. Eles são, de fato, a proteção e segurança para o povo sofredor em situação de rua, guias para os cegos, amparo para os idosos, ternura e carinho para as crianças e aqueles que, com gratuidade total, nos dão sempre boas vindas quando chegamos em casa.
Que o Espírito Santo, que reza em nós neste Advento, vivificador e cuidador de toda a Criação, desperte, junto a uma responsabilidade universal, para com a defesa dos animais, a gratidão para com o Pai das Misericórdias por darmos de presente seu Filho, irmão nosso e amigo de todas as criaturas. Deus seja louvado!
+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos