Pe. Max: Missão evangelizadora através da música
Pe. Maxiliano Barreto esta se preparando para celebrar 15 anos de ordenação sacerdotal este ano. Sacerdote, Jornalista e Cantor destaca nestes anos de sacerdócio a missão evangelizadora através da música. Em 10 anos de carreira gravou o CD Servo por amor, iniciando um projeto que envolve músicos da sua comunidade paroquial na cidade de Italva ((RJ). Daí surge a missão Pe. Max e Banda com participação em festas religiosas da cidade de Campos e região. Em 2017 gravou no Cristo Redentor no Rio de Janeiro um especial para as plataformas digitais.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Celebrar 15 anos de ordenação sacerdotal num tempo de medo e de incerteza, mas com o dever sempre cumprido. Pe. Maxiliano Barreto agradece a Deus, Nossa Senhora e a Santa Teresinha seu ministério sacerdotal e neste anos encontrou na musica um meio de evangelizar. A Missão Pe. Max e Banda esta completando 10 anos. O gosto pela musica inicia na juventude, mas nunca pensava em cantar. Daí surge o primeiro CD Servo por Amor. Começa a realizar shows de evangelização no município de Campos e da região. Gravou seu DVD Pe. Max: 10 anos de ministério, com produção artística e ao vivo no Centro de Evangelização Sagrada Coração de Jesus, em Italva.
A carreira musical se expande por várias cidades com participação nas festas religiosas. Em 2017 grava um especial no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro para as mídias sociais e plataformas digitais e com esse projeto reúne músicos da comunidade paroquial desenvolvendo um projeto missionário através da musica. E destaca que não é um padre cantor, mas uma forma de complementar sua ação ministerial na musica e de levar o Evangelho a todos.
– Nunca pensei em iniciar uma carreira musical. Foi o incentivo de amigos que comecei a preparar para me lançar na música. Gravei o meu primeiro CD Servo por amor, e percebia que meu ideal estava sendo realizado. Não sou um artista, muito menos um padre cantor, mas um sacerdote que esta através da musica evangelizando e isso é o momento de levar a Palavra de Deus a todos e em todas as comunidades. – conta
Com a criação da banda o projeto visava a descoberta e desenvolvimento de jovens com talento musical na comunidade Paroquial em Italva. Surgem os primeiros músicos e jovens começam a se dedicar a musica no objetivo de evangelizar. Thaísa Pinheiro recorda que com a chegada do Padre Max na Paróquia Italva, surgiu a oportunidade de realizar o sonho de evangelizar através da música. Um projeto para além da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
– Com alguns amigos, mesmo que sem experiência profissional para tal, a oportunidade evangelizarmos através da música fora dos muros da nossa Paróquia ao lado do Padre Max. Um sonho que muitos de nós que cantamos ou tocamos temos. Até então, inicialmente a pretensão era apenas evangelizar em nossa região. Esse sonho foi crescendo e nos levando a lugares distantes, shows em praias, trio elétricos, festas em Parques de Exposição, Cristo Redentor, e por fim, gravamos até um DVD. Tudo isso sem dúvidas pela coragem e ousadia desse sacerdote cheio de dons, carisma e muita ousadia, de que não tenho dúvidas, vem do Senhor. – disse Thaisa.
A alegria revela a beleza do Evangelho
Nas apresentações de Pe. Max e Banda a alegria é a diferença. As canções tradicionais ganharam ritmos alegres para revelar que a musica tem um poder transformador. Nas apresentações o sacerdote impõe um jeito brasileiro e ensaia passos de dança com as vocalistas. A cantora católica, consagrada a Comunidade Trindade Santa Octávia de Assis tem participação especial em alguns evangelizashow e mostra que a alegria deve ser a marca do cristão e fala da missão do sacerdote.
– E é assim que vivo a minha evangelização na música católica, seja nas apresentações com o meu querido e amado Padre Max Barreto ou no meu trabalho individual de evangelização. A alegria é o que mais me atrai, mas só vive essa verdadeira alegria aquele que se encontrou com o amado Deus e se deixou ser tocado por Ele. E é dessa forma que quero levar Deus para as pessoas, através da mi há alegria que vem do Senhor!.- ressalta Octávia.
As lições de um padre que canta para revelar o amor de Deus
Thaísa Pinheiro destaca a alegria de partilhar com Pe. Max momentos de evangelização através da musica e demonstra a gratidão pelos 15 anos de sacerdócio na sua comunidade paroquial onde participa desde criança e com a chegada do sacerdote tudo é motivo de alegria e para a comunicação do amor de Deus.
– Desde criança, sempre participei dos movimentos da Paróquia Imaculada Conceição de Italva desde que nasci., inicialmente como coroinha, e logo depois iniciei em grupo de oração e no ministério de música. Nesses seus 15 anos de sacerdócio Padre Max, gostaria de primeiramente agradecer a Deus pelo dom da sua vida e por sua vocação que ao longo dos anos foi crescendo e dando muitos frutos. É uma honra e alegria muito grande partilhar dos nossos ministérios durante todos esses anos de caminhada que construímos com o projeto Padre Max e Banda. Sem dúvidas. – confidencia Thaisa.
Comunicar o amor de Deus nas ondas do rádio
Desde a chegada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Italva ((RJ), Pe. Max assumiu a missão de ser o presidente da Rádio Aliança, emissora oficial da Diocese de Campos. Um trabalho que exige compromisso e dinamismo. Levar a Palavra de Deus as famílias se tornou um desafio e neste tempo de Pandemia a rádio se tornou um canal da igreja ir até as casas. Nos finais de semana a emissora transmite as Santas Missas da Matriz e das Paróquias Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Lourdes, no município de Itaperuna (RJ) e diariamente da Catedral do Santíssimo Salvador em Campos. Um serviço eclesial mantido pelos fiéis através do Clube do Ouvinte.
Manter uma emissora é um desafio a cada dia, mas a certeza de ser a companhia de muitas pessoas que neste tempo de isolamento social estão sozinhas em casa. Fabiana Rocha Robaina convive diariamente com ouvintes que dão testemunho da radio e a importância em suas vidas.