Peregrinos e Romeiros lotam Santuário de Nossa Senhora da Penha no Município de São João da Barra, Estado do Rio de Janeiro

Fé, Devoção marcaram as festividades de Nossa Senhora da Penha, no Balneário de Atafona, São João da Barra (RJ). Município consagrado a Nossa Senhora Aparecida teve a Virgem da Penha, declarada Co- Padroeira.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Na Festa de N S da Penha o Santuário dedicado a Maria Santíssima, no Balneário de Atafona, São João da Barra, no Litoral Fluminense levou romeiros e peregrinos que acompanharam a programação aberta no domingo de Páscoa. Durante a Missa Solene presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco a Virgem da Penha foi declarada Co- Padroeira do município. Alegria e emoção em todos os fiéis, que acompanharam toda a programação.

Devoção de 144 anos e preservada com importante contribuição da Irmandade da Virgem da Penha. Fé, que ajuda a comunidade nos momentos difíceis com o avanço do mar deixando um rastro de destruição e de histórias que se perdem junto das residências. E a Fé em Nossa Senhora da Penha que sustenta a vida e esperança do povo que reside no balneário.

Testemunho: Fé e Devoção

Atual Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, Pe Michael Bruno revela a devoção na Virgem da Penha, desde a sua infância. Nascido no Balneário de Atafona recorda a devoção e a alegria de após a ordenação sacerdotal assumir a comunidade onde tem suas raízes. Atualmente o jovem sacerdote é o Administrador da Paróquia São João Batista.

O Pior da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Adyam Pedra é um devoto que vivencia o amor a Virgem da Penha. Nasceu e cresceu na comunidade e agradece as inúmeras graças em sua vida e de sua família, e destaca a intercessão da Virgem pelos moradores do balneário que vivencia os desafios e perdas pelo avanço do mar.

Devoção de origem portuguesa

Dom Roberto Francisco fala da devoção a Nossa Senhora da Penha e sua origem portuguesa e a expressão de fé, desde a cidade do Rio de Janeiro e na cidade de Campos com duas paróquias dedicadas a Virgem da Penha. E agora o reconhecimento da Senhora da Penha, Co – padroeira do município de São João da Barra. De sua igreja santuário no Balneário de Atafona a fé na mãe santíssima é o porto seguro aos pescadores e camponeses no município que tem suas atividades econômicas, a pesca e as lavouras no território do município.

Fé e presença

A Prefeita de São João da Barram Carla Caputi, não esconde a alegria de ter Nossa Senhora da Penha co- padroeira. E ressalta que a devoção atrai multidão de devotos e graças reveladas em especial nas procissões e missas. E Nossa Senhora que mantêm a comunidade forme e confiante, exemplo de partilha e de solidariedade.