Plantio de arvores em Bom Jesus para homenagear os mortos

Famílias plantaram nas residências e espaços públicos para homenagear os mortos. A iniciativa teve apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus de Bom Jesus do Itabapoana e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos que fez doação das mudas de espécies nativas.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Vídeos: Rosângela Figueiredo e Ruan Sousa

No dia de Finados a Pastoral Social da Paróquia do Senhor Bom Jesus, Bom Jesus de Itabapoana (RJ) promoveu um plantio de árvores para homenagear os 102 mortos pelo Covid 19 no município fluminense estendendo aos demais falecidos neste dia que a igreja celebra em sufrágio dos fiéis defuntos. Uma iniciativa Além da recordação dos mortos numa homenagem simples a e ao mesmo tempo preservando a natureza, em um despertar de consciência ecológica. O gesto propiciou um momento de carinho e cuidado em meio ao flagelo pandêmico e suas perdas de todas as ordens, além de um consolo ao que sofre a perda, em uma perspectiva diferente em perceber e viver este momento de dor, de luto.

– Não queremos somente entregar uma muda a ser plantada, mas também levar com este gesto nosso abraço fraterno, nosso carinho, nossas orações àquele coração que está sentido, saudoso e triste… E poder ou pelo menos tentar enxergar este momento de uma forma mais leve, mais solidária – desta Rosy Motta da Pastoral Social

Rosy destaca que a ação é organizada pela Pastoral Social que conta com valioso e imprescindível apoio das demais pastorais, bem como de Pe. Rodrigo Henrique Pinto Melo, grande incentivador desde o primeiro momento. Destaca a ação seja contínua na comunidade e promova atitudes de cuidado com a Casa Comum., pois sempre, sempre é tempo de cuidar.

A ação Tempo de Cuidar e de recordar as saudades pelas 102 pessoas mortas no município fluminense. Para os familiares o gesto de plantar árvores ajuda a reelaborar o luto. Durante alguns meses desde o inicio da Pandemia no ano passado foi possível vivenciar a solidariedade entre as famílias enlutadas. As arvores lembram o momento presente com suas raízes profundas e galhos convidam a olhar para o céu e a eternidade. A ideia de reelaborar o luto ajuda a superar a dor da perda.

Com este gesto a Paróquia do Senhor Bom Jesus lança um convite à comunidade a plantar uma árvore no dia de finados em memória dos que já se foram homenageando estas pessoas e ao mesmo tempo preservando a natureza, em um despertar de consciência ecológica. O gesto propiciou um momento de carinho e cuidado em meio ao flagelo pandêmico e suas perdas de todas as ordens, além de um consolo ao que sofre a perda, em uma perspectiva diferente em perceber e viver este momento de dor, de luto.

– Não queremos somente entregar uma muda de árvore a ser plantada, mas também levar com este gesto nosso abraço fraterno, nosso carinho, nossas orações àquele coração que está sentido, saudoso e triste… E poder ou pelo menos tentar enxergar este momento de uma forma mais leve, mais solidária! – destaca Rosy Motta – Pastoral Social

Cuidar da Casa Comum e sarar a terra

– Receber uma muda de árvore é dar sentido a morte que é uma passagem e deixar aqui na Terra uma lembrança que vai nos levar ao glorioso dia da Ressurreição e de um céu e uma Terra nova. As arvores são testemunhas e sinais dessa realidade. Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos

As árvores são vida e testemunhas da necessidade de curar o planeta, por um planeta saudável e vida saudável, porque os que morreram antes do tempo e neste ambiente de e nesta conjuntura de crise civilizatória, crise dos valores da vida e a falta de cuidado com a vida e a Casa Comum e tudo isso está relacionado não apenas o luto, mas a forma de morrer, que foi traumática, mistanásica. Muitos morreram pela falta de atendimento, falta de vacinas e de um planejamento sério da saúde e deve ser um compromisso a morte desses irmãos requer que não aconteça mais no futuro e devemos nos preparar pois a morte é um momento é uma passagem que ser um renascer e deve ser vivido na esperança cristã e iluminados pelo exemplo de Cristo e sua Ressurreição. – pontua Dom Roberto Francisco.