Presença feminina: Gertrudes de Helfta revela o misticismo no feminino

Gertrudes de Helfta revela o amor de um Deus que quer ser vencido pela confiança de todos e nunca resiste. E a mística da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Ricardo Gomes – Jornalista

Deus quer ser vencido pela confiança de cada pessoa. Deus não resiste. Seu coração transpassado se rompe, e estaratas de ternura inundam o abismo da humanidade, seja qual for a profundidade de sua miséria.” Gertrudes de Helfta – Monja e mística.

Quem é a mística alemã que deixa para a igreja um grande testemunho e um caminho místico, que perpassa os séculos e chega a atualidade, revelando o amor de um Deus encarnado? Uma mulher simples que experimentou na sua vida essa vivencia mística da contemplação do querigma na sua vida e revelou ao mundo em seus escritos.

Do coração transpassado emana toda a graça e esta experiencia mística que a jovem descobriu na escola monástica de Helfta, na Alemanha. Berço de mulheres que souberam beber da fonte do monaquismo e descobrir o esposo fiel que é o próprio Cristo. Na comunidade as monjas dividiam o tempo entre o oficio divino e a Eucaristia.