Presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira, escreve sobre a Comunicação na Igreja

Em artigo publicado no dia 12 de junho, sob o título “A Comunicação na Igreja”, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, defende a valorização da comunicação como algo essencial para cumprir a missão evangelizadora da Igreja Católica.

Contudo, dom Walmor adverte que “essa valorização deve sempre reger-se no horizonte evangelizador que norteia o caminho missionário da Igreja, o que inclui balizar conteúdos e práticas comunicacionais a partir de princípios inegociáveis. Assim, a Igreja, a partir da comunicação, anuncia o Reino de Deus e, pela força desse anúncio, transforma vidas, ajudando na construção de sociedades justas e solidárias”.

O arcebispo de Belo Horizonte afirma ser sabido que manter serviços de comunicação custa caro, exige investimento permanente em profissionais e no contínuo avanço tecnológico e que o aspecto econômico se impõe alguns revezes. Por outro lado, o presidente da CNBB defende que a comunicação católica não pode afastar-se do compromisso de anunciar a Boa Nova.

No artigo, dom Walmor defende que o envolvimento de diferentes atores no processo comunicacional das mídias católicas, com as suas especificidades, nuances e impostações, não pode dispensar o alinhamento doutrinal com a Igreja e, consequentemente, o compromisso com a evangelização.

Fonte: Portal CNBB