Processo sinodal é o destaque da 19ª Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB

Adielson Agrelos

Devido a pandemia da COVID-19 a Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB não foi realizada no ano de 2020, agora, seguindo todos os protocolos ainda necessários ao controle total do processo de transmissão da doença, iniciamos a retomada das atividades pastorais em nossas Igrejas e com isso a realização da 19ª Assembleia Regional que, diferente dos outros anos, terá a duração de apenas um dia e será realizada no Auditório do Edifício São João Paulo II, no bairro da Glória no Rio de Janeiro.

A primeira parte do encontro deste ano terá como temática central “Por uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão” e a iluminação bíblica “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.”  (Atos 2,42) e terá como conferencista principal o Padre Júlio César Evangelista Resende, da Ordem de Santa Cruz que é o Assessor Nacional para a Educação da CNBB. Em seguida acontecerá a exposição em videoconferência com o Padre Patricky Samuel Batista, assessor do Setor Campanhas da CNBB,  sobre a Campanha da Fraternidade 2022 que tem como tema central a Educação.

No segundo momento da Assembleia será feita a Análise de Conjuntura Eclesial da Igreja no Estado do Rio de Janeiro a partir do Relatório enviado pelas Dioceses e Pastorais e encerrando o encontro será realizada a apresentação do Documento de Estudo 114 da CNBB sobre a Animação Bíblica de toda a Pastoral com o Padre Waldecir Gonzaga da PUC-Rio.

“Neste ano, nosso objetivo será, sobretudo, nos inserirmos na caminhada sinodal da Igreja. Além disso, queremos ecoar o caminho percorrido no Regional, desde a Assembleia de 2019, e refletirmos brevemente sobre a Campanha da Fraternidade 2022 e a Animação Bíblica da Pastoral, com base no Estudo 114. Além dos irmãos Bispos do Regional, estão convidados para a Assembleia, o Coordenador Diocesano de Pastoral, o Vigário Geral, o Coordenador da Comissão Diocesana para o Sínodo 2021 – 2023, um leigo(a) da mesma Comissão e um representante diocesano da CF ou da Pastoral da Educação. São convidados também todos os Coordenadores Regionais das Pastorais, Movimentos, Organismos, Associações, ou seu representante, e o Padre Assessor”, explica Dom José Francisco, presidente do Regional Leste 1.

Presidência do Regional Leste 1

– Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói (RJ) e Presidente do Regional Leste 1

– Dom Gilson Andrade da Silva, bispo de Nova Iguaçu (RJ) e Vice-presidente do Regional Leste 1

– Dom Tarcisio Nascentes do Santos, bispo de Duque de Caxias (RJ) e Secretário do Regional Leste 1