Procissão fluvial de Nossa Senhora da Penha realizada neste domingo
Fotos e Texto: Secretário de Comunicação de PMSJB
A tradicional procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora da Penha foi mais um momento emocionante para os fiéis que participaram dos festejos neste domingo, 24. O cortejo seguiu pelo Rio Paraíba do Sul acompanhado por 15 embarcações, passando pela Ilha da Convivência e parando na Ilha do Pessanha, onde a imagem da Santa foi levada à capela por uma comitiva composta, entre outros, pelo padre Michael Bruno, a prefeita Carla Caputi, o provedor da irmandade de Nossa Senhora da Penha, Adyvan Pedra, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edvaldo Machado, e a ex-prefeita Carla Machado.
À frente da procissão fluvial estava a embarcação que levava a imagem de Jesus Misericordioso. Logo atrás, a que conduzia a imagem de Nossa Senhora da Penha. Na chegada, no Cais da Penha, milhares de fiéis já esperavam com aplausos e cânticos antes da cerimônia de coroação, que foi feita pela primeira vez por um menino representando um pescador. Mais 12 crianças participaram da celebração. Em seguida, teve a realização da Santa Missa.
Todo o percurso da procissão fluvial foi acompanhado pelas equipes da Capitania dos Portos e da Defesa Civil de São João da Barra. As embarcações participantes estavam com equipamentos de segurança de acordo com as exigências e obedecendo o limite do número de passageiros. O evento é uma realização do Santuário Diocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha e da Prefeitura de São João da Barra.
História – A devoção a Nossa Senhora da Penha já conta com 167 anos de história e teve início quando um grupo de pescadores seguiu para a festa que já era tradicional no Espirito Santo. Ao se deparararem com uma tempestade no mar suplicaram à Virgem por suas vidas. Após serem ouvidos, construíram uma capela em sua devoção em Atafona. A partir deste dia Nossa Senhora da Penha tornou-se padroeira da praia.