Quatro Paróquias e uma Reitoria da Diocese de Campos promovem novenário de São Sebastião

A Igreja celebra no próximo dia 20 de janeiro, a festa de São Sebastião, na Diocese de Campos, o santo é o padroeiro de quatro paróquias, nas cidades de Campos e São Francisco de Itabapoana, na região norte do estado; os municípios de Varre-Sai e Aperibé; uma reitoria no distrito de Comendador Venâncio, em Itaperuna, na região noroeste fluminense; além de várias comunidades. Em Campos, os festejos acontecem no distrito de São Sebastião, na baixada campista, a paróquia é a 2ª mais antiga da Diocese de Campos. A matriz foi fundada em 1710 pelo fazendeiro Sr. Sebastião Rebello, em suas terras, daí vem a escolha de ter como patrono da matriz o santo mártir São Sebastião.

Barra do Itabapoana – Santa Missa presidida pelo vice-reitor do Seminário Diocesano, Pe. Elênio.

A programação começou no dia 11 de janeiro. Neste sábado (18/01), dentro das festividades está prevista a cavalgada, a partir das 14. Já no domingo (20/01), os fiéis poderão participar de uma ação social, a partir das 09h, com corte de cabelo, aferição de pressão, manicure e outros serviços. Às 15h haverá a apresentação da bicentenária Cavalhada de Santo Amaro, que há quatro anos é realizada em São Sebastião.

Na cidade de São Francisco de Itabapoana, o novenário é realizando no distrito de Barra do Itabapoana. A festa é tradicional no município e reúne devotos de várias regiões do interior do estado do Rio e do sul do Espírito Santo. No dia 20 de janeiro, às 10h será realizada a Santa Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Roberto Francisco. Este ano os fiéis terão o show da cantora católica Adriana Arydes. O Show acontecerá no dia 20 de janeiro, após a Santa Missa seguida de procissão, às 21h na Praça da Matriz. Dona das maiores vozes no Brasil e intérprete de sucessos da música católica, como “Qual é a chave”, “Lindo céu”, “Nova Unção” e “O menor da casa”, entre outras canções lançadas atualmente, ADRIANA ARYDES será a principal atração musical da Festa. O show tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.

Em Varre-Sai, noroeste fluminense, a festa é marcada por uma tradição de 107 anos de tradição e de fé. Este ano, já começou com desafios, após o anúncio da reforma e a ampliação da Matriz, proposta pelo pároco Pe. Rogério Cabral Caetano. A Igreja Matriz é um dos cartões postais mais visitados. A Igreja Matriz de São Sebastião guarda as historias familiares e coletivas dos moradores que nasceram e viveram sob a proteção do santo padroeiro. O Pe. Rogério Cabral encomendou uma imagem de 2,60 metros de altura, para a Igreja Matriz. O trabalho, do escultor Diego Andrade, foi apresentado no dia 05 de janeiro para a população. O Pe Rogério está restaurando todos os lugares sagrados para os católicos, em Varre-Sai.

Em Aperibé, noroeste fluminense, o novenário também começou no dia 11 de janeiro. No dia 20 de janeiro, os fiéis serão acordados com a alvorada. A Santa Missa Solene, às 19h, pelo dia do padroeiro, será presidida pelo bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Pascom Paróquias

 

 

 

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *