Rumo aos 20 anos: Paróquia Nossa Senhora das Graças promove DNJ Paroquial e Cerco de Jericó na baixada campista

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, que em 2022 vai comemorar 20 anos de criação canônica, tem intensificado os trabalhos pastorais em várias frentes, neste mês de outubro, antecipando o mês da padroeira, vai realizar a nível paroquial o Dia Nacional da Juventude.

Fotos: Pascom Nossa Senhora das Graças

A pandemia trouxe uma nova realidade de evangelização para a Igreja. Próximo de completar dois anos à frente da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na localidade de Baixa Grande, na baixada campista, o Pe. Fabiano Goulart afirma que tem muito a agradecer. Para o sacerdote, os desafios foram muitos, pois assim que chegou a comunidade, em fevereiro de 2020, aconteceu o avanço da pandemia e a proibição de celebrações com a presença de fiéis. “Eu cheguei a Paróquia Nossa Senhora das Graças no mês de fevereiro de 2020. Na primeira quinzena de março, nós já tivemos o fechamento das igrejas por conta da pandemia. Ainda estava trabalhando com Padre Carlos Augusto, que se preparava para viajar para Espanha, com objetivo de estudar na universidade de Navarra. Quando cheguei aqui foi um grande desafio, sobretudo, nesse período de transição. Graças a Deus as coisas, mesmo diante desses desafios da pandemia, têm caminhado bem. O povo tem acolhido muito bem o nosso trabalho”, declarou o sacerdote.

Tranquilo na fala, ao falar do trabalho pastoral enfatiza que todas as ações realizadas na paróquia foram frutos de um trabalho conjunto com as pastorais. “Falo nós, porque não estou sozinho, tem uma equipe comigo. Assim como funcionários e uma equipe de pastoral boa, tenho um Conselho Pastoral, administrativo muito bom, que me ajuda na administração da Paróquia. Graças a Deus me sinto bem acolhido com desafios que todas as paróquias têm”, afirmou o Pe. Fabiano.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, que em 2022 vai comemorar 20 anos de criação canônica, tem intensificado os trabalhos pastorais em várias frentes, neste mês de outubro, antecipando o mês da padroeira, vai realizar a nível paroquial o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O encontro será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 09h na Igreja Matriz. O evento tem uma taxa de R$ 15, para ajudar nos custos, mas com direito a café da manhã e almoço. O DNJ Paroquial vai começar com a Santa Missa, em seguida um momento no campo de futebol da comunidade, para a promoção de um dia de lazer, de forma lúdica, mas mantendo todas as regras de distanciamento e higienização, com um espaço aberto e arejado. Já entre os dias 25 a 31 de outubro, a Paróquia irá promover o Cerco de Jericó com o tema “Confie ao Senhor tuas obras, e teus planos se realização” (Provérbios 16, 3). Ao longo dos dias do Cerco vários sacerdotes irão passar trazendo reflexões e momentos de oração. Já foram confirmadas as presenças dos padres Max Barreto, Pe. Antônio Marcello, Pe. Alcemar, Pe. Wallace, Pe. João Paulo Rodrigues, Pe. Joaquim Alexandre e o administrador paroquial Pe. Fabiano Goulart, além da presença dos diáconos Raphael Ferreira e Gilson Barbosa. “As paróquias têm desafios na parte administrativa, temos passado por momentos difíceis arrecadação, mas não tenho do que reclamar. Acho que tenho que agradecer a Deus, as pessoas têm de fato chegado junto. Nós estamos retomando os trabalhos, assim como na parte administrativa e econômica, devagarzinho as coisas estão caminhando”, finalizou o padre Fabiano.

A Paróquia realizou, no início do mês de outubro, um pequeno trabalho de reparo no telhado e pintura da fachada da Igreja Matriz. Objetivo do trabalho foi preparar a Igreja para o Cerco de Jericó e o Novenário da padroeira, Nossa Senhora das Graças, que será realizado entre os dias 18 a 27 de novembro. O trabalho de reparo foi realizado no telhado, que estava danificado e causava algumas infiltrações.

História – A Matriz Paroquial de Nossa Senhora das Graças possui 72 anos de construção. Um legado do Monge Beneditino Dom Bonifácio Plum. Respeitado por todos os seguimentos da sociedade campista, é lembrado por suas obras na educação, deixando como marco a construção do Colégio Cenecista Santa Teresinha, atualmente municipalizado. Na cultura foi um grande incentivador da música e do esporte e na religião além da construção das torres da igreja de Santo Amaro foi o construtor da Igreja de Nossa Senhora das Graças, atual matriz paroquial.