Santíssimo Salvador: Fé, Tradição e Identidade

Festa do Santíssimo Salvador, Campos dos Goytacazes (RJ) representa um legado de fé, tradição e identidade. No ano que a Diocese de Campos celebra seu centenário a Festa completa 370 anos. Até dia 6 de agosto a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador volta receber fiéis que participarão das missas e da tradicional procissão.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Começa nesta quinta-feira a programação da Festa do Santíssimo Salvador. Novenário inicia com missa às 19h celebrada pelo Pe. João Paulo Rodrigues. Até o dia 5 as missas acontecem na preparação a festa tradição na cidade e da Diocese que está celebrando seu centenário. Tradição religiosa e cultural que representa a memória coletiva.

Graziela Escocard Coordenadora do Museu Histórico de Campos destaca a importância da festa e do retorno das atividades culturais. São várias ações que compõem a Festa do Santíssimo Salvador, dentre elas o tradicional Festival de Doces na Praça, junto com várias instituições de caridade que comercializam quitutes, como o tradicional bolinho de bacalhau. Outro extraordinário ato que ocorre durante os festejos é a Corrida Ciclística, composta por muitos inscritos todos os anos e idealizada pelo Gerardo Maria Ferraiouli, o conhecido – Patesko. Além do encontro de Bandas Centenárias e das Regatas de Remo, no Rio Paraíba, no passado.

No dia 04 de agosto será aberta a Exposição sobre a trajetória histórica da 370ª Festa do Santíssimo Salvador – “Entre Fé e Tradição”, no Hall de entrada do Museu Histórico de Campos. Exposição composta por fotos e acervos históricos cedidos pela Diocese de Campos. Pesquisa de Graziela Escocard (Coordenadora do Museu Histórico de Campos), Fotos de Antônio Filho (Assessor de Imprensa da FCJOL e Jornalista) e Layout de Roberta Givigi (Designer e Animadora Cultural. A mostra pode ser visitada das 10h até 17h

Programação do novenário

Dia 28- 07 Quinta-feira– Abertura do novenário

Cel: Pe. João Paulo Rodrigues