Séculos de Devoção e de fé no Padroeiro da Baixada Campista

Nesta terça-feira (14/01), todos os caminhos levam ao Distrito de Santo Amaro. Quase três séculos de devoção e fé no Padroeiro da Baixada Campista. Missa, Levantamento do mastro na programação. Quase três séculos a Festa de Santo Amaro preserva a tradição da fé e devoção no Padroeiro da Baixada Campista. Hoje, na programação Santa Missa às 19h30 presidida pelo Pe. Jorge Guimarães de Oliveira. Logo após será realizado o levantamento do mastro, reunindo devotos do santo que se encontram para um dos momentos mais esperados de todo o ano. A partir das 22h começa a peregrinação de milhares de devotos que iniciam a caminhada saindo do Centro da Cidade com destino ao Distrito Campista. Fieis caminham durante a madrugada do Centro de Campos até o Distrito de Santo Amaro. Caminho de fé que se renova todos os anos.

– Cansaço, mas a experiência inexplicável ao chegar a Igreja de Santo Amaro. Nossas forças são renovadas e alegria se mistura a emoção. Chegamos e o tempo de agradecer as graças e pedir muitas bênçãos para o ano que inicia – Fabiano dos Santos Barreto.

A festa guarda as tradições herdadas dos religiosos e o legado de fé e de cultura se mantêm preservados pela comunidade. A expressão popular nas variadas com as promessas e no Caminho de Fé e Devoção que acontece na madrugada de dia 15 de janeiro. Um numera cada vez mais expressivo de devotos caminha com destino a igreja. O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco destaca essa pratica religiosa. São 33km que liga a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador constituem um verdadeiro itinerário de fé e de evangelização. Reproduz a jornada de Santo Amaro, Abade ate Glandfeul na França.

– O Caminho de Santo Amaro representa uma jornada marcada pela conversão e manifestação de prodígios e pela caridade do Santo. Na vigília da festa abre um espaço de peregrinação noturna, serena, meditativa e profundamente tocante porque oportuniza a volta da pratica da fé e cura interior e de uma renovação espiritual e eclesial visibilizando uma comunidade em saída, testemunha do Cristo e da busca do serviço e das mudanças do Reino. – reflete o bispo.

Fabiano dos Santos Barreto, 32 anos percorreu o Caminho de Santo Amaro três anos e este ano vai acompanhar a esposa Adriana Almeida da Silva, 29 anos que ira caminhar até o Distrito para agradecer. Fabiano fala da emoção e do sentimento de gratidão ao santo. Uma experiência inexplicável de alegria e de emoção.

– É uma experiência da graça recebida e superação ao chegar ao final do percurso que dá um sentimento forte de vitória e graça por conseguir caminha e chegar. A caminhada e muito longa, mas no caminho. Vamos sempre em grupo de amigos, e vamos em oração, rezamos o terço e cantamos musicas religiosas católicas e com isto sem perceber já estamos perto. Eu vou este ano de carro acompanhando minha esposa que tanto queria ir. E uma experiência única e só quem vai para saber o tamanho da experiência. – conta Fabiano.

Texto e Edição Ricardo Gomes