São Fidélis: Dom Roberto dá posse canônica a Pe. Gilberto como reitor do Santuário

Com informações e fotos Pascom São Fidélis

Neste domingo (05/11), quando a Igreja no Brasil celebrou a Solenidade de Todos os Santos, os fiéis da Paróquia Santuário de São Fidélis participaram da Santa Missa de Posse Canônica do novo pároco, o Pe. Gilberto Araújo. A celebração foi concelebrada pelo Reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada Pe. Alexandre Mothé, o vice-reitor Pe. Raphael Ferreira, o vigário paroquial Pe. Sebastião, além de religiosos. Em postagem nas redes sociais a comunidade expressou a receptividade ao sacerdote. “A solenidade de Todos os Santos nos recorda que a santidade é uma bem-aventurança escondida nas realidades da nossa vida; não é algo inalcançável, não é algo distante de nós. Todos são chamados à santidade de vida. E junto dessa solenidade recebemos em Nosso Santuário o Pe Gilberto como novo pároco. Na vida de um santo atestamos as virtudes de Cristo, como São Fidélis, nosso padroeiro: Bondoso, missionário e sempre perdoando. O sacerdote muito se deve inspirar em São Fidélis, e assim ser pastor, profeta e sacerdote, esses são os três muros”, mencionou a publicação.

De acordo com Dom Roberto, a posse canônica é uma cerimônia com forte significado que atribui ao pároco todos os deveres de uma determinada paróquia seguindo as normas litúrgicas e canônicas.  “O primeiro que o sacerdote deve agradar é a Deus e a partir daí tomar decisões que não vão agradar a todos”, mencionou Dom Roberto.

Padre Gilberto de Araújo Alvim é da cidade de Porciúncula, na região noroeste do estado, em entrevista as redes sociais da paróquia, afirmou que sempre desejou ser sacerdote. Foi ordenado no ano de 2001, tendo a primeira experiência como sacerdote na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na localidade de Baixa Grande, na baixada campista. Durante 7 anos foi pároco no município de Cambuci.”De coração aberto desejo justamente evangelizar, anunciar Jesus Cristo, caminho, verdade, vida e conduzir as pessoas a um encontro com Deus. A uma renovação de vida, já pude perceber que a comunidade é bem acolhedora, me sinto bem acolhido em São Fidélis. Fui escolhido pela proximidade. No dia 19 de dezembro teremos uma nova Paróquia de Nossa Senhora da Penha, então ficarão três paróquias no território de São Fidélis. O que mostra o nosso empenho de atender melhor as pessoas e de ir ao encontro das comunidades”, declarou o sacerdote.