São José de Ubá sedia encontro de Leitores e Acólitos Instituídos do Vicariato Noroeste

A Paróquia São José de Ubá, no município de São José de Ubá, na região noroeste do estado, sediou o Encontro de Leitores e Acólitos Instituídos do Vicariato Noroeste. O evento, promovido pela Comissão da Diocese de Campos, reuniu 25 pessoas, sendo homens e mulheres instituídos para o ministério. Segundo o assessor eclesiástico da Comissão Pe. Renan Valentin, o encontro teve objetivo de abordar a espiritualidade do leitor e do acólito, passando pela história do ministério. “Teremos sempre encontros, afinal é necessário ter uma formação permanente para melhor desempenharmos as nossas atribuições. Neste momento, o objetivo é conhecer as realidades, para posteriormente começarmos uma padronização. Entretanto, hoje a necessidade é falar de oração e a profundidade na vida na Igreja”, declarou o sacerdote.

De acordo com o Pe. Renan, a piedade eucarística deve ser a marca da vida do leitor e do acólito, pois são ministérios importantes para a Igreja, reforçado pelo Papa Francisco que conclama a uma Igreja ministerial. De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, o Papa recorda sempre que há serviços ministeriais, atribuições, ofícios, cuja finalidade é levar “os valores cristãos ao mundo social, político e econômico” do nosso tempo. Uma missão confiada, sobretudo, aos leigos, que têm a tarefa de “anunciar o Evangelho e transformar a sociedade”. Segundo o Papa todos os ministérios são expressão da única missão da Igreja e formas de serviço aos outros. “Em pleno processo sinodal, o crescimento e desenvolvimento de ministérios laicais e batismais são garantia e sinal de comunhão e participação. Eles expressam uma liturgia viva, mistagógica e esponsal”, afirmou Dom Roberto.