Baixada Campista promove festa de São Gonçalo, padroeiro de Goitacazes

O mês de setembro é especial para os devotos da baixada campista, começou neste sábado (07/09), o novenário da 145ª Festa de São Gonçalo, padroeiro do distrito de Goitacazes, um santo muito popular entre os católicos. A Paróquia, a maior em extensão e número de fiéis da baixada campista, prossegue com as comemorações até o dia 16 de setembro, dia do padroeiro. No primeiro dia, os 11 novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão foram apresentados à comunidade durante a Santa Missa presidida pelo vigário paroquial Pe. Liomar dos Santos. Eles foram investidos no dia 25 de agosto, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.

História – Fundada por um devoto de São Gonçalo, cujo nome se perdeu na história, foi elevada à capela curada em 1722, mas foi somente no século XIX que a construção ganhou volume e forma no estilo neoclássico. A Igreja de São Gonçalo deu nome à freguesia que antecedeu a criação do distrito de Goitacazes. “As freguesias são partes constantes do território da Villa de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, e a Freguesia de São Gonçalo tem seu destaque na história campista pelos relatos da ocupação indígena e também pela concentração de engenhos e posteriores usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar sendo a principal atividade econômica estabelecida no Brasil colonial entre os séculos XVIII e XIX”, comentou a historiadora Larissa Manhães.

A paróquia foi tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Campos em 2012 e pode ser considerada uma das primeiras construções da Villa de São Salvador. A paróquia atualmente é responsável por 16 capelas.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)