Seja Bem Vindo Papa Leão XIV, Peregrino da Paz e da Esperança!
Mais uma surpresa maravilhosa do Espírito Santo, o Cardeal Robert Francis Prevost foi eleito na quinta-feira 08 de maio, no segundo dia do Conclave como o 167º sucessor de Pedro. Americano de Chicago de uma família com raízes francesas e italianas, filho de Santo Agostinho Ordem religiosa da qual foi Prior Geral, aceitando com obediência e fidelidade o encargo de ser sucessor do Príncipe dos Apóstolos com o nome vocacional de Leão XIV. Era o Prefeito da Congregação para os Bispos, pertenceu antes a Comissão para a América Latina, sendo colaborador do Papa Francisco, que foi citado várias vezes no momento da sua mensagem e bênção inicial Urbi e Orbi, evocando as palavras chaves de diálogo, ser ponte, encontro, paz desarmada e desarmadora. Mas a sua experiência talvez mais marcante foi a de ser nomeado Bispo Diocesano da Diocese de Chiclayo, no Peru na América Latina, desenvolvendo um profícuo e fecundo trabalho pastoral e missionário, referindo-se em espanhol a seus antigos fieis diocesanos com muito carinho.
O nome que escolheu para seu pontificado de Leão XIV trás presente ao Papa iniciador da Doutrina Social da Igreja escrevendo a primeira encíclica que refletiu sobre as Coisas Novas da história contemporânea (Rerum Novarum) dando uma resposta corajosa a exploração de jornadas de trabalho estafantes e uma situação de exploração e miséria, agravados com o trabalho infantil. Fixou princípios para um bom relacionamento entre a Igreja e o Estado, salvaguardando a autonomia e a Liberdade Religiosa. Teve uma preocupação ecumênica com os irmãos separados, criando a semana de oração pela unidade dos cristãos, publicando a primeira encíclica sobre o Divino Espírito Santo.
O Papa na saudação fez alusão a uma frase de Santo Agostinho que inspira a sinodalidade e a co-responsabilidade entre pastores e fieis: “Para vocês sou Bispo, convosco sou cristão, o ser Bispo é uma cruz e um perigo, o ser batizado é uma graça.” Ficamos exultantes e alegres e muito edificados por descobrir uma vez mais que a eleição de um Papa nada tem a ver com disputa política, jogo de poder, ou interesses escusos, sendo ao contrário uma clara epifania da Igreja como Povo de Deus e uma manifestação plena do Espírito Santo. Seja Bem Vindo Papa Leão XIV nós o amamos e o seguimos na obediência amorosa e sinodal. Vida longa ao seu pontificado!
+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos
Campos dos Goytacazes, 11 de Maio de 2025.