Semana Santa: colocar nossos passos nos passos de Jesus

Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves – Teólogo e Professor

Vivemos um período quaresmal bem diferente, aos poucos vamos retomando as atividades após a pandemia do novo coronavírus que comprometeu nossa participação ativa nas celebrações. Desde março de 2020, vivemos um período de tensão, principalmente com o risco que a pandemia trouxe. Desta forma, on-line, continuamos a celebrar o Evangelho diariamente. Contundo, com a flexibilização atual e, no propósito de rezar e refletir, hoje já podemos participar e vivenciar as celebrações centrais da nossa vida cristã: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Nesta Semana Santa, a comunidade cristã é chamada a celebrar e reviver os passos decisivos da vida de Jesus. Desta forma, seguir Jesus é se identificar com Ele, em uma constante atitude de caminhada ética e solidária.

No Domingo de Ramos acompanhamos Jesus que nos convida a fazer a mesma subida a Jerusalém. Jesus nunca se acomodou à realidade que vivia, ele ia a campo, atrás dos que ninguém procurava e, acima de tudo, dava voz a quem não tinha voz nem vez.

Desta forma, Jesus fez seu caminho; colocou-se no lugar do outro e, acima e tudo, ouvia aqueles que o procuravam. Ele sobe para Jerusalém e, segundo os Evangelhos, desconserta a todos, desinstala as lideranças que se julgavam intocáveis e convoca aqueles que desejava ter por perto para continuar o seu projeto de vida e esperança (cf. Jo 10,10).Somos convidados a colocar nossos passos nos passos de Jesus.

É importante ter em mente que Jesus não agradava os poderosos de sua época e combatia os líderes religiosos que impunham pesados fardos sobre o povo que sofria com a pobreza e as injustiças de sua época. Cristo tinha por meta o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus a todos, mas a começar pelos mais pobres e sofredores. Nesta perspectiva, seguindo os passos de Jesus nossa vida deve estar pautada naquilo que fazemos em favor do outro, de forma solidária, sem violência ou imposição.

Este período que vivemos nos dois últimos anos com o isolamento social nos remete à reflexão sobre a atitude de Jesus que era sempre atento à situação do povo e à sua realidade. A entrada de Jesus em Jerusalém, aclamado pelo povo, revela o compromisso definitivo de Jesus pela causa dos pobres e sofredores. O destino trágico na cruz já estava traçado, mas Ele vai até às últimas consequências por amor ao Pai e ao povo.

Somos desafiados a abraçar a mesma causa do Reino abraçada por Jesus, ou seja, nossa vocação é construir pontes e ser presença reconciliadora em situações de complexas, colocando-nosao serviço para criar, alimentar e sustentar os laços humanos.

É urgente propagar o amor que Jesus anunciou, um amor sem medida e cheio de misericórdia. O Papa Francisco, em discurso no IIº Encontro Mundial dos movimentos populares, em julho de 2015, asseverou contra as lideranças mundiais: “Queremos uma mudança, uma mudança real, uma mudança de estruturas. Este sistema é insuportável: não o suportam os camponeses, não o suportam os trabalhadores, não o suportam as comunidades, não o suportam os povos”.

Diante de tal realidade que seja possível colocar em prática os ensinamentos do Messias e, a seu exemplo, nos empenhar verdadeiramente na defesa e preservação da vida de todos, sobretudo, dos mais pobres e sofredores. Assim, a Semana será Santa, pois nos faz caminhar nos passos de Jesus.