Seminário Diocesano de Campos promoveu Semana Bíblica com os seminaristas

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos) / Fotos: Divulgação Seminário Diocesano

Com informações Vatican News

No mês de setembro, o Seminário Diocesano Maria Imaculada, da Diocese de Campos, promoveu a Semana Bíblica, entre os dias 8 a 10 de setembro. Ao longo dos encontros os seminaristas puderam participar de encontros de aprendizado comemorando os 50 anos do mês da Bíblia no Brasil. A proposta dos encontros foi acolher a proposta da CNBB, ao realizar a Semana Bíblica para os seminaristas na qual estudaram a Carta de São Paulo aos Gálatas.

Participaram dos encontros os professores do Instituto, Pe. Fabiano de Oliveira Goulart, mestre em teologia bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; DO Pe. Raimundo Vidigal, C.Ss.R., missionário redentorista diplomado em Ciências Bíblicas em Roma; e do Pe. Heitor Carlos Santos Utrini, doutor em Teologia Bíblica pela Pontificia Universidade S. Tomás de Aquino de Roma, vigário paroquial da Paróquia Santa Helena, professor de Sagrada Escritura na PUC Rio.

Mês da Bíblia – O Brasil comemorar uma caminhada iniciada em 1971. A Igreja no Brasil tem vivenciado o Mês da Bíblia como um momento importante na vida da Igreja, buscando “anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão”, segundo recolhe o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Podemos dizer que foi um dos frutos do Concílio Vaticano II, buscando aprofundar e vivenciar a Palavra, sendo proposto o estudo de um dos livros da Bíblia para cada ano. Querendo fomentar a presença bíblica na vida das comunidades, ao longo desses 50 anos, tem sido criados subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação, buscando assim facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades. Ao longo do mês de setembro, até a festa de São Jerónimo, o tradutor da Bíblia hebraico para o latim, facilitando assim o acesso aos textos sagrados, a Igreja do Brasil, como já é tradição, está chamada a aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus.