Santo Amaro: fé leva devotos a caminhar até igreja no interior de Campos

Um percurso de 40 km entre o centro da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) e o Distrito de Santo Amaro onde esta localizada a Igreja dedicada ao santo que é um sinal das bênçãos de Deus na vida de centena de fieis. Milagres e muitas graças com o testemunho de devotos de todas as partes do município fluminense. Cansados da caminhada todos os anos o Caminho de Santo Amaro é percorrido por uma multidão de peregrinos.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Fotos: Maykon Carvalho e SECOM/ PMCG

Fé e devoção. A pé fieis enfrentaram a Pandemia e percorreram 40 Km do centro da Cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) para manifestarem a gratidão a Santo Amaro, santo que conquistou milhares de devotos em todo o Brasil e na madrugada de dia 15 de janeiro se deslocam até o distrito que fica na zona rural do município. Lucas Fidelis Gomes recorda da graça que alcançou e relata que são muitas as pessoas que pessoas saem de suas casas ou pontos marcados para ir rumo a esse longo percurso que em algumas horas chega ao destino.  É cansativo, mas é muito gratificante, é uma vitória chegar lá e ajoelhar-se e  agradecer pelas conquistas alcançadas e agradecer pela intercessão de Santo Amaro. 

– Em 2015 eu fui atropelado por um carro na Avenida 28 de março e poderia ter morrido, mas Jesus Cristo me salvou e eu em forma de agradecimento a Cristo e a intercessão de Santo Amaro saí de minha casa em 2016 e fui até Santo Amaro, percurso de quase 30km e levei umas 7 horas até o destino final, foi muito cansativo mas foi uma vitória chegar lá e agradecer pelo dom da vida que Jesus me concedeu. A caminhada de Santo Amaro trás a reflexão de que nós podemos vencer todos os obstáculos de nossa vida, com a perseverança a vitória vem e a caminhada nos mostra isso, é gratificante. – relata Lucas.

 

Um caminho de fé e de esperança

“A peregrinação do caminho de Santo Amaro vai muito além de obediência ao cumprimento de uma promessa, ela transborda em seu corpo todo o sentimento sensível da fé cristã. Quando você está próximo de Baixa Grande você não sente mais suas pernas você apenas consegue se locomover pela tua fé e sente-se empurrado por uma força muito superior as suas que te levam ao seu destino. Ao chegar em Santo Amaro os romeiros desabam-se ao chão demonstrando seu cansaço físico ao qual o corpo não sabe como chegou naquela localidade, todavia sentem em seus corações um afago e uma força indescritível que emana por dentro de si mesmo como ato de agradecimento ao Deus que renova as nossas forças e ao gloriosissímo Santo.Amaro que a todo os instantes intercedeu por eles junto a Jesus Cristo. Essa  foi a minha sensação ao realizar o caminho de Santo Amaro.” Luan Pereira da Silva Gomes.

O operador de Turismo de São João da Barra estava programando organizar um grupo de peregrinos saindo de Campos com destino a Igreja na Baixada Campista já preparando para a construção de um roteiro organizado de Turismo Religioso, vocação nata da Festa. Mas com as restrições sanitárias o projeto foi cancelado este ano.

– Estamos num momento muito difícil, mas a Pandemia reforçou a fé em Santo Amaro.  E não tivemos como realizar o Caminho de Santo Amaro este ano, mas certamente no ano que vem iremos realizar este projeto que ajuda a alavancar o turismo religioso nesta festa tradicional de Campos dos Goytacazes, – relata Flávio.

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco ressalta a vocação do Município de Campos para o Turismo Religioso com o propósito de valorizar o patrimônio religioso e cultural. O turismo religioso tem um forte impacto sócio-religioso, educa para a contemplação do belo e do sagrado, possibilita a compreensão e o diálogo a partir da vivência da espiritualidade do espaço e memória, desencadeia caminhos espirituais de autoconhecimento e de experiências místicas como o caminho de Santo Amaro, de São Bento a Santo Amaro, como será possível agora.

– Caminho de Santo Amaro que liga a Catedral Basílica Menor Santíssimo Salvador num percurso de 39 km. Ainda, como estações, ou ao longo da estrada, ou de forma próxima, 34 Igrejas antigas dão testemunho do legado de uma cristianização que revela a marca beneditina na alma do povo. Se somarmos estas conquistas da presença eclesial na baixada ao circuito religioso espiritual da cidade de Campos, encontraremos, a começar pela Basílica Santíssimo Salvador, verdadeiro cartão postal da cidade, a Igrejas de forte e acentuado acervo histórico artístico como a Igreja São Francisco no Km 0 da cidade, a Igreja da Boa Morte, a Igreja da Lapa, a Igreja São Benedito, o negro, a Igreja do Terço, necessitada de uma restauração. – revela Dom Roberto.

“Um Caminho de solidariedade, pois todos os gestos de bondade de Santo Amaro responderam às demandas e necessidades prementes de seus irmãos, já seja restaurando a saúde, recuperando instrumentos de trabalho, ou mesmo socorrendo a pobreza e miséria.” Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos

Quando você está com pensamento firme em Deus, você nunca andará só. Com propósito de realizar a romaria de Santo Amaro de bicicleta sai de meu lar no bairro do Jockey nos primeiros minutos do dia 15 e segui meu destino. Alegrei-me ao alcançar outro ciclista romeiro logo após a capela de Santo Amaro em Donana, pois imaginava encontrar muitos  naquele horário sendo que os ciclistas já estavam retornando passando por mim no Imperial por volta das 00:30. Aquela companhia foi de providência Deus pela intercessão  do gloriosissimo Santo Amaro, haja vista que na altura do Bugalho o pneu de minha bicicleta furou e prontamente aquele ciclista que estava realizando sua primeira romaria me ajudou. Peregrinamos o trecho sempre parando para calibrar o pneu e chegar ao destino e aquele servo com paciência e com boa vontade em auxiliar. O mesmo esperou a missa acabar para me acompanhar no retorno e continuar me ajudando. Me alegra muito em saber que Cristo envia seus servos para auxiliar os seu servo em necessidade eminente. 
O trajeto se tornou mais fácil  mesmo com as paradas pra calibragem pois estávamos em conexão ao nosso propósito de chegar a Santo Amaro. Pois bem veja como os acontecimentos em nossa vida não são por acaso. Após Capela de Santo Amaro de Donana alcancei esse ciclista que estava indo só para Santo Amaro e somamos nossos esforços para chegar ao nosso destino e essa provação foi apresentada como teste de resignação e fé e não desistimos em nenhum momento do nosso propósito. – Luan Pereira da Silva Gomes.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *