Seminário Diocesano de Campos retorna gradualmente atividades e divulga data das novas ordenações

Seis novos seminaristas acolhidos no dia 14/03.

Fotos: Divulgação Seminário Diocesano Maria Imaculada

A Pandemia causada pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19, têm sido desafiador para a evangelização, exigindo cada vez mais uma dinâmica que envolva as tecnologias. Neste ano de 2021, o Seminário Diocesano Maria Imaculada começou de modo gradual o processo de acolhimento dos seminaristas para o retorno das atividades e o ano letivo. Ao longo do mês de fevereiro e o início de março, por meio da divisão de grupos, os jovens candidatos ao sacerdócio retomaram as atividades. Devido as regras sanitárias que pedem principalmente os cuidados com higienização e distanciamento, o Seminário Diocesano passou a utilizar as instalações do Centro Diocesano de Pastoral. A finalidade é que o local funcione como uma unidade auxiliar do Seminário Diocesano, de modo que abrigue a turma do 1º ano da etapa do discipulado e a turma da etapa do propedêutico.

Seminaristas Raphael e Fabrício serão ordenados diáconos neste ano de 2021.

Na noite deste domingo (14/03), mais seis novos seminaristas foram acolhidos na casa de formação, para iniciar a caminhada vocacional na etapa do Propedêutico. O dia foi marcado com a Santa Missa, para os seminaristas e familiares na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que funciona ao lado do Centro Diocesano. A celebração foi presidida pelo Reitor, Pe. Alexandre Mothé. “Esta etapa, tem o objetivo de despertar o jovem vocacionado para uma conversão autêntica e madura pautada na experiência pessoal com Cristo. É ainda o tempo propício para que eles estreitem os laços fraternos na vida comunitária”, declarou o Pe. Alexandre nas redes sociais do Seminário.

Para este ano de 2021, o Seminário Maria Imaculada, junto com o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, anunciaram a quatro ordenações. Primeiro, no próximo dia 25 de março, a ordenação presbiteral dos diáconos Adriano Gomes e Gustavo Ammar. Ainda neste ano, foi anunciado oficialmente a eleição de dois futuros diáconos transitórios para a Igreja Particular de Campos. O seminarista Fabrício será ordenado no dia 12 de junho, diácono na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Santo Antônio de Pádua, comunidade de origem. E o seminarista Raphael será ordenado no dia 19 de junho, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Parque Riachuelo, em Campos, também a comunidade de origem do seminarista.

Encontro de formação dos padres que exercem a função de diretores espirituais.

Dentro do processo de formação dos jovens, o Seminário Diocesano promoveu um momento de formação para os padres que exercem a função de diretores espirituais dos nossos seminaristas, com o auxílio do Padre Fidélis, orc, religioso da obra dos Santos Anjos. A formação foi realizada, no último dia 11 de março. Um momento de partilha espiritualidade e convivência que reuniu estes grandes colaboradores na formação sacerdotal.

Direção Espiritual no Seminário – É um caminho de auxílio ao seminarista, por meio de um bom orientador, nas questões espirituais, alguém com boa doutrina que busque a santidade de seus dirigidos e aconselhe com sabedoria. O diretor espiritual se esforça sempre por conhecer bem o seminarista e acompanhá-lo, se possível ao longo dos vários anos da formação. Deste modo o ajuda a discernir e realizar a Vontade de Deus em sua vida, considerando o seu temperamento, as suas circunstâncias e a sua liberdade. O povo de Deus tem direito à santidade dos seus padres. Beijam as mãos do sacerdote porque sabem que são as mãos de Cristo. A Igreja tem a obrigação de procurar, com todas as suas forças, a santificação de seus ministros ordenados, por isso o cuidado com a direção espiritual no tempo do seminário.