Sobriedade: Diocese de Campos promoveu formação e atualização pastoral em Italva

No fim de semana a Pastoral da Sobriedade promoveu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Italva, formação para novos agentes e atualização. Curso aconteceu acolhendo agentes das paróquias de Campos dos Goytacazes, Itaperuna e região.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Palestras, partilha e espiritualidade. Neste fim de semana a Pastoral da Sobriedade da Diocese de Campos, promoveu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Italva, curso de formação e atualização para agentes que atuam nas paróquias. Participaram representantes das paróquias São José do Avahy, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita de Cássia, Itaperuna e São Benedito, Campos dos Goytacazes, reunindo mais de 40 agentes.

Na Diocese de Campos a Pastoral da Sobriedade está resgatando vidas. Com a Pandemia o serviço está sendo implantado em praticamente em todas as paróquias nos dois vicariatos. Um desafio de promover uma igreja em saída e presente nas periferias existenciais e geográficas. Neste tempo de pós pandemia a pastoral começa a ganhar destaque na sociedade. O Diácono Permanente Luiz Kléber Paravidino ressalta a urgência em resgatar vidas e famílias que vivem nas dependências químicas e de tecnologias.

– A Pastoral da Sobriedade é um instrumento de Deus que, por meio de sua igreja busca resgatar a dignidade humana dos dependentes de drogas, álcool e outras formas que escravizam e destroem vidas. Por meio da mensagem de Cristo Libertador, instrumentalizada por meio do Programa Vida Nova, vivenciado nas salas de auto ajuda, dependentes e familiares recebem do próprio Deus a oportunidade de retomar a uma vida nova sem drogas e sobriedade. – destaca o Diácono.

Vitor Eduardo Souto Martins é um exemplo de superação e de encontrar na Pastoral da Sobriedade o resgate de sua vida. O jovem foi usuário de álcool e drogas e serve de exemplo. Recorda o sofrimento e as dores, bem como a alegria de sair das drogas com vida. Atualmente ajuda na missão da pastoral de cuidar e resgatar outros jovens.

Salvando vidas e resgatando dignidade

Com alto índice de jovens assassinados pelo tráfico de drogas a Pastoral da Sobriedade tem buscado ajudar no combate ao uso de drogas e salvar vidas e resgatando a dignidade. Um grande número de famílias sofre com esse problema. Ajudar no resgate e apoiar as famílias a buscarem ajuda nos grupos de auto ajuda e em comunidades terapêuticas. Para a Igreja é um desafio, mas uma missão.

Marcelo da Silva Costa, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Itaperuna destaca a necessidade e urgência de uma ação pastoral em defesa da vida e de apoio as famílias que sofrem com as drogas.