Tempo de reinventar: A igreja em tempos de Pandemia

Ricardo Gomes- Diocese de Campos

Buscar novas experiências para a propagação da Palavra de Deus nos novos meios da tecnologia da comunicação através das infovias. Um desafio e um jeito de repensar a ação da religião no mundo moderno. Pe. João de Mendonça destaca que as práticas eclesiais neste tempo de Pandemia e de Isolamento social  fortalece a espiritualidade e a experiência da casa, igreja doméstica.é uma boa oportunidade, porém a dependência sacramental não ajuda.

– Em todos os tempos a Igreja passou por experiências as vezes duras e difíceis e este momento da Pandemia é mais uma provação e acredito que estamos vivendo em sintonia com o Concílio vaticano II em um novo momento para a igreja. Ela é sempre reformanda e ai está a capacidade da Igreja de se reformar, se reorganizar e o desafio neste momento de Pandemia é a espiritualidade cristã e o seguimento de Jesus que se vive como Igreja Doméstica e que precisa usar dos meios de comunicação e transmitir o que é fundamental que é a Eucaristia e isso reuniu as pessoas, as famílias e haverá uma mudança posterior a tudo isso reforça a vida cristã, o encontro na casa que é a Igreja Doméstica que se fala tanto. A casa como ambiente missionário, a casa da iniciação a vida cristã. – reflete Pe. João

E destaca que se trata de uma oportunidade bonita e difícil por toda a igreja não estar preparada e exigiu se preparar e reinventar e compete a todos religiosos e a CNBB pensar neste momento já que toda a igreja um jeito de alcançar a todas as periferias e as casas periféricas e fazer crescer a semente do Reino.

– Uma dificuldade nessa Igreja Doméstica é que a igreja vive a centralidade na questão sacramental que requerem uma presença física e está aí o limite e este momento se tornou difícil e em lugares ate impossível e preciso pensar que os tempos exigem uma readaptação das atividades evangelizadoras não apenas centralizada na dimensão dos sacramentos, apesar de que isso seja importante, mas sobretudo a Palavra que deve ser mais divulgada. Momento de pensar na nossa ação evangelizadora e que o Espírito Santo nos ilumine e fortaleça a criatividade, a ousadia para que sejamos mensageiros da Boa Nova que chegue a todos, apesar desta contingência da pandemia. – conclui  Pe. João de Mendonça.