Tradição: Cavalhada será atração na Festa de Santo Amaro

Com a Pandemia o espetáculo foi cancelado no ano passado. Nesta edição da Festa de Santo Amaro a cavalhada será atração cultural no dia 15 de janeiro, com todos protocolos e medidas sanitárias. Neste domingo iniciam os ensaios.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Já iniciam no Distrito de Santo Amaro os preparativos para mais uma festa do Padroeiro da Baixada Campista. E com o avanço da vacinação e mantendo todos os cuidados e protocolos sanitários a cavalhada, espetáculo de quase três séculos de tradição volta a acontecer no dia 15 de janeiro. A equipe organizadora inicia neste domingo (12) os ensaios para o espetáculo que une fé e cultura, num abraço e diálogo.

No ano passado com a Pandemia o espetáculo foi cancelado e a comissão organizadora preferiu o cuidado com as vidas para este ano fazer parte das comemorações do Centenário da Diocese de Campos. Uma festa de tradição que acontece na festa já por séculos e se mantêm preservada pela comunidade de Santo Amaro. Tradição que une moradores e devotos, preservando o diálogo inter-cultural e inter-religioso, num abraço entre fé, cultura e dialogo.

No ano passado o cancelamento do espetáculo foi motivo de tristeza entre os componentes do importante folguedo que atrai turistas de várias partes do Brasil. Quem revela esse sentimento foi Miguel Henriques que desde a juventude vem participando desse espetáculo de fé que representa histórias familiares, desde os preparativos, ensaios e o representação que acontece no dia do Padroeiro da Baixada Campista. Atualmente se orgulha de ter o filho e o neto no espetáculo carregado de alegrias e emoções.

– Para mim a cavalhada desde os 14 anos era o meu orgulho e mesmo já não fazendo parte da apresentação fico feliz e emocionado em ter meu filho em meu lugar. E a tristeza do ano passado e agora a alegria de saber que essa tradição nunca morrerá. E temos de entender que no ano passado a situação estava complicada, mas este ano estamos com a nossa cavalhada se preparando e com todos nós vivos. E evidente que teremos todos os cuidados, já que ainda estamos com a Pandemia. – conta Miguel.

Dom Roberto Francisco pontua a importância de preservar a tradição e promover a revitalização para incentivar os jovens a darem continuidade ao legado de gerações a lutarem por ideais. E apresentar as novas gerações que a vida precisa ser enobrecida com o serviço e a busca de valores elevados e encoraja a não deixar essas experiências se acabarem.

– A cavalhada é um sinal da cultura religiosa de uma tradição que tem congregado gerações e tem todo significado do diálogo inter-religioso, da possibilidade de superar os conflitos com a arte e a cultura do encontro. Para nós o ano de 2022 será um ano emblemático do centenário da Diocese e um tempo para o diálogo que a Festa de Santo Amaro nos mostra uma evangelização inculturada. – afirma Dom Roberto Francisco.