Vandalismo: Paróquia São Francisco tem paredes pichadas em São Francisco de Itabapoana

A Diocese de Campos registrou mais um ato de vandalismo as Igrejas católicas da região norte fluminense. A Igreja Matriz de São Francisco de Paula, na cidade de São Francisco de Itabapoana, foi pinchada entre a madrugada e a manhã de domingo. O ato foi percebido durante a manhã de domingo, por fiéis e pelo pároco Pe. Luciano Mendes. A comunidade promoveu até sábado (02/04), as festividades do padroeiro. Por meio de nota na rede sociais a Paróquia São Francisco de Paula, com o apoio da Mitra Diocesana repudiou o ato. “A Paróquia São Francisco de Paula repudia veementemente a pichação registrada em uma das paredes laterais externas da Igreja Matriz, no Centro de São Francisco de Itabapoana”, declarou parte da declaração.

O prédio, além de ser público, é dedicado ao padroeiro da cidade, sendo uma atitude arbitrária e desrespeitosa com toda comunidade são franciscana. Conforme prevê a Lei Federal nº 12.408, pichar uma edificação ou monumento é crime, cuja pena pode chegar a um ano de detenção, além de multa.

As imagens das câmeras de segurança instaladas ao redor do templo serão analisadas para que as medidas cabíveis sejam tomadas. A Diocese de Campos, assim como a paróquia solicitam atenção às autoridades de segurança pública para a Praça São Francisco de Paula. O local tem virado ponto de encontro de diversos públicos em períodos distintos da semana, o que implicaria em maior ação desses órgãos.

“Nós ficamos muito triste diante do que aconteceu. Infelizmente pode ser ato de pessoas que não se sentem evangelizados, mesmo diante de uma festa tão bonita que foi realizada. Muito triste a situação, mas continuaremos fortes na evangelização dos nossos jovens, o povo, temos que dar segurança ao banheiro público logo próximo a parede onde foi feita a pichação. Deus Nosso Senhor, nos abençoe”, declarou o Pe. Luciano.