Dedicação e oração pelos sacerdotes: Irmãs do Bom Conselho realizam missões vocacionais na Diocese de Campos

Conheça um pouco da história, das irmãs que têm como carisma “Por eles, eu me consagro” (Jo 17,19).

Uma vida dedicada à oração e ao trabalho. Este é objetivo das religiosas do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho, que tem a sede Geral sediada na cidade de Maricá, na região metropolitana, mas possui uma Casa na cidade de Campos, norte do estado do Rio. De acordo com a Irmã Rosa, responsável pelos trabalhos na Diocese de Campos, existem 11 noviças, 4 postulantes e 10 aspirantes a vida consagrada. Na cidade de Campos, o Instituto mantém o trabalho de postulantado e o aspirantado, o local é conhecido como “conventinho”, apelido carinhoso dado pelo bispo emérito de Campos, Dom Roberto Gomes Guimarães, que acompanha os trabalho das religiosas.

Para manter financeiramente o funcionamento da casa, as irmãs se desdobram confeccionando doces que são vendidos em paróquias ou por encomendas. “Nós estamos conseguindo manter com o nosso humilde trabalho. Fazemos trufas, pavezinhos e biscoitinhos que são vendidos nas paróquias, e também através da solidariedade dos amigos benfeitores que nos ajudam bastante com doações de alimentos, material de higiene e de limpeza. E também com doações mensais espontâneas”, afirmou Irmã Rosa.

O Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho nasceu em 1963, através de um desejo da Madre Maria Bernadete na cidade de Cajazeiras, na Paraíba. Naquela época, a religiosa do Carmelo das Irmãs Missionárias, que acabara de ser eleita madre geral nessa congregação, queria colocar nas constituições um compromisso específico das religiosas, que seria o de rezar e sacrificar suas vidas pela santificação dos sacerdotes.

As religiosas do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho se consagram, emitindo os votos perpétuos e oferecendo suas vidas em união com Jesus na Eucaristia, que se imola constantemente ao Pai pela humanidade. As Irmãs, com Jesus, se imolam ao Pai, pela santificação dos sacerdotes. Este carisma foi inspirado no texto do Evangelho de São João: “Por eles, eu me consagro” (Jo 17,19).

A Madre Maria Bernadete de Jesus, fundadora do Instituto e que faleceu em agosto de 2019, sempre ensinou às suas filhas que as coisas ordinárias, por mais simples que sejam, devem ser realizadas de modo extraordinário, vivendo intensamente a vida comunitária com fidelidade e doação. Elas devem ser como uma vela iluminando e aquecendo, sem nada exigir para si.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Divulgação Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho