Varre-Sai inicia campanha Todos pela Matriz para reconstrução e ampliação da Igreja São Sebastião

Reconstruir e ampliar a Igreja Matriz de São Sebastião, Varre- Sai (RJ) une Pe. Rogério Cabral Caetano e toda a comunidade católica. A igreja, um dos cartões postais da cidade foi interditada pela Defesa Civil após ter desabamento na torre e fachada no dia 13 de fevereiro de 2000. Obra foi liberada e o sonho começa a se tornar realidade.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Varre- Sai nasceu sob a proteção de São Sebastião e a Paróquia foi criada em 1913. A igreja matriz é uma referência no turismo e um cartão postal da cidade. Do alto da colina São Sebastião acolhe e abençoa a todos.

No dia 13 de fevereiro de 2000 com as fortes chuvas a torre e fachada da Igreja Matriz de São Sebastião desabaram causando muita dor nos católicos em ver a igreja interditada pela Defesa Civil. Dois anos se passaram e finalmente as obras para reconstrução e ampliação devem iniciar em breve para restaurar uma parte importante da história e memória coletiva. Pe. Rogério Cabral Caetano recorda a dor e celebra com jubilo a vitória e conclama a toda a sociedade para iniciar a Campanha Todos pela Matriz. Para o sacerdote é necessário recuperar o tempo e reconstruir esse importante patrimônio de fé e cultura.

Pe. Rogério Cabral Caetano recorda o sonho de uma nova matriz. No dia 24 de dezembro de 2019 lançou a maquete da igreja e o sonho coletivo era dar inícioas obras imediatamente e este sonho foi interrompido no dia 13 de fevereiro de 2000. A parir deste dia que ficará marcado na memória dos católicos inicia a luta para que o sonho fosse realizado. Sacerdote recorda as noites que chorava ao ver a igreja interditada, mas a confiança que não demoraria a dar início a Campanha para reconstruir a igreja e restaurar um patrimônio de fé e devoção a São Sebastião.

– A luta começa e os desafios de iniciar essa obra de reconstrução e ampliação da nossa Matriz de São Sebastião. Um sonho coletivo para resgatar a memoria religiosa, afetiva e familiar de nossa cidade. São Sebastião, nosso padroeiro intercederá junto de Deus e de Maria Santíssima para que em breve possamos receber a todos devotos do mártir. Com São Sebastião reconstruiremos nossas histórias. – revela o sacerdote.

“Insisto que a igreja de Varre- Sai deve ser restaurada com o esforço e empenho de todos porque o templo é para todos e na igreja todos se sentem uma só família e o tempo da fraternidade, da família dos filhos. Que Deus abençoe a cidade de Varre-Sai e abençoe esse projeto de restauração da Matriz de São Sebastião. – Dom Roberto Francisco Ferreria Paz- Bispo Diocesano de Campos.

O Bispo Diocesano de Campos, dom Roberto Francisco fala que soerguer e levantar uma igreja é o mesmo que levantar um monumento para a fé, marcar a presença iluminadora da igreja num lugar e o próprio adjetivo ou atributo de matriz está indicando que é a mãe igreja e o berço da crença católica numa determinada localidade e por isso a igreja é o nascedouro e lugar do encontro com Deus e a comunidade. Está a importância da restauração, retornar.

– Não deveria necessitar de um apelo para a restauração da Matriz de São Sebastião. A igreja como valor histórico e cultural e junto a isso toda memória de fé. Valor histórico e que podemos fazer a história da comunidade a partir da igreja. O acompanhamento de vila para cidade é também o crescimento espiritual, não só pelos livros que guarda, mas a igreja é uma memória viva da fé, das gerações e de como essa comunidade conseguiu plasmar a sua fé em obras. Conseguiu juntos construir uma cidade mais humana”, disse o bispo.

 

Igreja São Sebastião: Patrimônio de fé e de cultura

A Igreja de São Sebastião é um dos cartões postais da cidade de Varre- Sai e representa um sinal de fé no santo padroeiro que marca o início do processo de desenvolvimento da cidade que nasce sob a proteção do santo mártir. Desde a construção da igreja a devoção surgiu e atrai devotos de toda a região nas festas. Uma cidade que tem a marca da religião católica com igrejas e devoção. Legados cultivados e desenvolvidos pelos moradores que reafirmam a fé e devoção nas festas religiosas.

Igrejas, monumentos de consagração revelam uma cidade que preserva a presença da igreja católica. Nas comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul a cidade foi consagrada a Padroeira do Brasil com solenidade que reuniu os bispos e fieis da Diocese de Campos e Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey. Celebrando a fé e devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O monumento se tornou em referência para as orações e suplicas a Mãe de Deus.

– Varre- Sai é um povo muito católico pela ancestralidade do povo de imigrantes italianos vindos do Espirito Santos, Minas Gerais e chegaram a Natividade, Bom Jesus, Itaperuna, Natividade e foram parar em Varre- Sai. Um povo muito religioso e nessa região construíram a Igreja São Sebastiao, uma igreja artisticamente precária, mas podemos considerar pelo lado cultural muito importante. – comenta Raul Travassos

No novo projeto a igreja terá 26 vitrais sendo que os personagens tem como destaque as culturas locais com os cafezais e as arvores de jabuticaba representando a cultura italiana com a inserção do vinho produzido na cidade. Raul Travassos destaca a importância dessa representação nos vitrais. São Sebastião está amarrado numa jabuticabeira e Santa Luzia no meio de um cafezal

 

Restaurar templos e preservar memorias

Desde a chegada a Varre Sai, Pe. Rogério Cabral Caetano iniciou uma verdadeira epopeia para a restauração e construção de igrejas difundindo devoção a santos da igreja católica.

  1. A luta inicial foi a conclusão das obras do antigo Seminário transformado numa Casa de Retiros. Uma luta e um desafio vencido diante da fé e das orações do sacerdote. Uma vitória conquistada junto a comunidade católica.

Outras conquistas foram se somando com o tempo. A reforma e restauração da Igreja Santa Filomena e a construção do Centro Administrativo Paroquial Pe. Afonso Egídio Rauber, SCJ, inaugurado no dia 26 de abril de 2019.Igrejas restauradas e a construção de um legado de fé e de espiritualidade na cidade. Sacerdote se alegra a cada desafio vencido, mas se coloca de pé para novos desafios que revela que todas as conquistas acontecem com muita oração e entrega a vontade de Deus.

Varre- Sai uma cidade com muitas histórias

A cidade surge com a rota de tropeiros que passavam pelo local. Daí o nome sugestivo de varre e sai. E surge com a chegada de Felicíssimo Faria Salgado por volta de 1850. E a partir de uma promessa a São Sebastião inicia a construção do povoado e constrói a igreja dedicada ao santo mártir e inicia a devoção. E desde a fundação do povoado até a elevação a cidade são muitas as histórias construídas ao longo dos séculos. A cultura do café, a chegada dos imigrantes italianos e a produção do vinho de jabuticaba. Uma presença forte ainda preservada no casario histórico que faz retornar ao túnel do tempo e reviver as tradições culturais e religiosas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *