Vice-reitor e Seminaristas participam de encontro de Formação e Convívio

Fotos: Divulgação Seminário Diocesano Maria Imaculada

A semana tem sido de formação e aprendizado para integrantes do Seminário Diocesano Maria Imaculada, da Diocese de Campos. Durante esta semana o vice-reitor Padre Raphael Ferreira, participou do Encontro Nacional de Formadores na cidade de Guarulhos/SP. O encontro de formação contou com a assessoria da Irmã Silvia Cristina Maia, CR, que desenvolveu a tema da “importância dos cuidados com a saúde mental na formação presbiteral”. Estes encontros de atualização e capacitação contribuem muito com a equipe de formação neste árduo trabalho de preparar os jovens vocacionados, em todas as dimensões que compreendem a formação, para o futuro ministério sacerdotal. “Os nossos estudos nos levaram a refletir sobre a importância da saúde emocional na formação dos seminaristas. Todo o conhecimento adquirido aqui vamos levar para a formação de nossos jovens seminaristas”, disse o Pe. Raphael.

Também nesta semana, o seminarista Lucas Fonseca participou do Convívio para Seminaristas promovido pela Opus Dei e partilha conosco a sua experiência nesta semana de espiritualidade e formação. O retiro foi conduzido pelos Padres Ricardo e Gustavo, ambos da prelazia da Opus Dei, na Fazenda das Arcas, em Petrópolis. “Neste retiro tive a graça de conviver com outros seminaristas e vivenciar outras realidades pelo Brasil. E também de aprofundar em nossa espiritualidade, e formação, foi um período de muita graça e bênção. Assim podermos voltar para o Seminário repleto da graça e bênção de Deus para o próximo semestre”, afirmou Lucas. Em postagem nas redes sociais, o Seminário reforçou a importância do encontro para o seminarista. “Que o nosso seminário seja beneficiado com os frutos abençoado desse retiro que o nosso irmão Lucas irá comunicar com o seu testemunho”, declarou a publicação.

Também nesta semana a Diocese de Campos está presente no 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que reúne seminaristas de todo o Brasil no Estado da Paraíba. A cidade de João Pessoa acolhe o evento realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias e pela coordenação nacional do COMISE. Os seminaristas Júlio Oliveira e Ricson Aguiar representam o Seminário Diocesano Maria Imaculada e, junto com mais cinco seminaristas do nosso Estado, representam o Regional Leste 1 da CNBB no evento.