Vidas transformadas: mais de 1.500 pessoas participam do DNJ em Itaperuna

Evento realizado pela Diocese de Campos reuniu representantes de 17 cidades, dos Vicariatos Norte e Noroeste Fluminense. “Rimos juntos, choramos juntos, mas a resposta veio, DNJ23 foi lindo demais”, declarou o Pe. Wellington.

Fotos: Elisângela Cavalheiro (Comunicação Diocese de Campos)

O Setor da Juventude da Diocese de Campos promoveu, neste domingo (22/10), o Dia Nacional da Juventude 2023, no Centro de Formação São João Paulo II, na cidade de Itaperuna, na região noroeste fluminense. O encontro reuniu jovens e adultos de todas as 17 cidades do território diocesano. Segundo a organização do encontro, o DNJ contou com a participação de 1.500 pessoas, além de 100 integrantes da equipe de apoio que auxiliou no preparo do espaço, alimentação e recepção dos jovens. O evento teve a participação do Missionário da Canção Nova Thiago Tomé, além do DJ Rafael, Uister Mika-el, além de vários sacerdotes como os assessores eclesiásticos Pe. Wellington e o Pe. João Paulo.

Um dos assessores eclesiásticos do setor, o Pe. Wellington Rosa agradeceu aos sacerdotes que incentivaram os jovens e acreditaram na realização do evento. “O DNJ é um encontro que reúne toda expressão juvenil de nossa Diocese, e ver que os jovens corresponderam ao chamado e foram ao encontro de Deus para crescer na fé e descobrir o que Deus havia reservado para eles é gratificante demais. Atualmente são poucos os agentes no Setor da Juventude, mas eles foram grandes demais na condução desse evento. Não poderíamos deixar de agradecer, Pe. João Paulo e eu, aos agentes do Setor: muito obrigado, vocês foram incansáveis”, mencionou o Pe. Wellington.

Para o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, o encontro teve como tema “E todos ficaram saciados”, com objetivo de replicar e refletir os sentimentos que os jovens sentem como a fome de amor, ideais, valores e encontrar a Cristo. “A importância do DNJ é um momento de animação forte para nos motivar na construção de uma pastoral da juventude na linha da encíclica pós-sinodal ‘Cristo Vive’. Certamente, também o plano de pastoral a seu lado mostra a importância de uma juventude que tenha um projeto de vida, que tenha uma presença eclesial, um protagonista. E que fundamentalmente assuma sua cidadania civil, planetária, no cumprimento com o cuidado da casa comum e seja profundamente missionária, isto é, apóstola da juventude. O jovem é evangelizado pelo jovem, o jovem evangeliza o jovem”, afirma Dom Roberto.

Ainda segundo Dom Roberto, o momento foi de profunda comunhão com o Bispo, os padres assessores e os dois vicariatos. “Então, é um momento assim intenso, vocacionado, missionário e também transformador, porque a juventude sai do individualismo, sai justamente da falta de horizontes para ter um horizonte a partir de Cristo, uma nova bem todos os que contribuíram na realização do DNJ 2023”, finalizou Dom Roberto.

Segundo os organizadores para o ano de 2024, os jovens podem esperar ainda mais emoções, e o DNJ já tem dia e cidade onde será realizado. “O Setor está disponível a cada paróquia para ajudar a juventude a ser Igreja! E para o próximo ano sairemos das montanhas e partiremos para o litoral… O DNJ 24 será em São João da Barra. É nosso encontro marcado, dia 20 de Outubro”, finalizou o padre.