Vídeo Escola em Campo dos Goytacazes desenvolve projeto de Cidadania e preservação da memória cultural e histórica

Nesta quarta-feira (07/11) alunos do Colégio Centro de Ensino tiveram uma aula com visita ao Mosteiro de São Bento, na Baixada Campista, Campos dos Goytacazes (RJ) O educandário promove um programa que ajuda a desenvolver nos adolescentes a Cidadania para a preservação da memória coletiva a partir da visita a um importante prédio histórico do município.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Uma aula diferente nesta quarta-feira para os 70 adolescentes do Nono ano do Colégio Centro de Estudos. O grupo seguia cada passo atentos as histórias contadas pelo Ir Leandro. Na igreja um pouco do legado e da construção de fé de quatro séculos dos Monges Beneditinos na região. Cada detalhe era acompanhado com atenção dos alunos.

Conhecer um importante patrimônio que revela os primórdios da história dos religiosos na região, mas participar de forma lúdica conhecendo a construção de fé, mas de todo o processo social e cultural com o testemunho dos heróis da fé e da evangelização foi uma experiência que desperta para a cidadania e preservação da memória coletiva.

Professor de Geografia Rafael Espinoza Gomes destaca os caminhos da Baixada como importante na construção de toda a história campista. Os caminhos da baixada campista são classicamente conhecidos pela atividade canavieira e agropecuária em geral, além do litoral, o Distrito de farol de São Tomé recebe milhares de turistas anualmente. existência enquanto cidade e sociedade.

– A aula de campo “caminhos da baixada” tem sido uma prática muito importante nas disciplinas de geografia e história no colégio centro de estudos tendo em vista que as práticas fora da escola agregam inúmeros conhecimentos aos estudantes e dão a eles a oportunidade também de exercerem sua cidadania por lugares que nem sempre conhecem. O objetivo é indicar aos adolescentes os caminhos que levaram à nossa existência enquanto cidade e sociedade. – relata Rafael Espinoza Gomes.

Vitor Peixoto 13 anos
estudante