Visite o Santuário de Santo Amaro na baixada campista

Desde a construção a Igreja de Santo Amaro recebe devotos de todo o Brasil. E neste momento o Santo Amaro é uma das igrejas referência na Cidade de Campos dos Goytacazes e do Estado do Rio de Janeiro. A festa realizada no dia 15 de janeiro une tradição religiosa e devoção sendo considerada uma das maiores festas atraindo mais de 150 mil devotos durante todo o ano. O Caminho de Santo Amaro tem como proposta desenvolver um programa de visitas de turistas para um caminho místico partindo do centro da cidade e no trajeto passando por igrejas históricas.

Devoção implantada em Campos desde a chegada dos monges beneditinos em 1648 e ampliada com as graças e milagres atribuídas a intercessão do santo. Um caminho de fé e devoção preservado ao longo dos anos. Desde as caminhadas que acontecem na madrugada de 15 de janeiro a igreja reúne testemunhos de centenas de devotos que comparecem aos domingos e durante a semana.

Preservação cultural

Das tradições religiosas às tradições da cultura que são preservadas pelos moradores. A cavalhada representa o diálogo entre a religião e a cultura que se abraçam. Na opinião do Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco a cavalhada apresenta desde sua preparação a sua realização, processos coletivos que envolvem famílias e dão espaço a um aprendizado muito rico de símbolos, tradições orais e recordação de pessoas que construíram e fizeram parte da Cavalhada.A identidade religiosa, a defesa da fé e a interação dialógica com o outro neste caso o mouro, possibilitam ampliar o horizonte de compreensão com culturas diferentes, com pessoas de crenças diversas e no respeito e a tolerância firmar laços de hospitalidade e convivência.

– Hoje um grande desafio para nossa fé é o pluralismo e o sincretismo, fenômenos socioreligiosos que exigem abertura, fineza de espírito e um olhar de empatia generosa. Desarmar os corações dando sempre o primeiro passo rumo ao amor universal e a Aliança pacífica entre as civilizações é o que caracteriza o cristianismo autêntico, liberto de espírito de sectarismo ou de fundamentalismos guerreiros. É esta faceta de  uma religiosidade popular viva e compartilhada  entre as gerações num colorido plural, mas de raízes profundamente cristãs que atrai e continua sendo um motivo de alegria e participação multitudinária em Santo Amaro. – destaca Dom Roberto Francisco.

A primeira edição desta tradição equestre aconteceu no solar Fazenda do Colégio dos Jesuítas em 7 de outubro de 1730. Esta tradição foi celebrada ininterruptamente no15 de janeiro Festa de Santo Amaro (inscrita no calendário Estadual) . Ela é precedida na noite de uma romaria chamada Caminho de Santo Amaro de 39 km saindo pelas 11 horas da noite,  da Basílica Santíssimo Salvador para chegar às 5 horas, na Capela de Santo Amaro.

– A cavalhada está inserida profundamente no coração da festa e no espírito de Paz e reconciliação do cristianismo legado da mística beneditina. A cavalhada acontece a tarde pelas 15 horas e encena o drama na luta dos cristãos e dos mouros, mas a trama termina na carreira do abraço, salientando a confraternização dos cavalheiros no que o Papa Francisco chama de Cultura do Encontro. Nestes tempos de intolerância e fundamentalismos religiosos inspirados na obra de Samuel Huntigton “O choque de civilizações”, que visa a Recomposição imperialista da Ordem Mundial, a cavalhada de Santo Amaro propõe o diálogo das culturas, tradições religiosas e das Nações na mesa comum da cordialidade e da partilha. Por todas estas razões e valores religiosos, espirituais e culturais,  podemos concluir que esta cavalhada constitui um patrimônio histórico e civilizatório profundamente humano e cristão. – conclui Dom Roberto

Texto: Ricardo Gomes

Fotos Dib’s Hauaji, Rodrigo Silveira