Catequese e preservação patrimonial em Angra dos Reis

Angra dos Reis (RJ) preserva as tradições lusas com o cortejo do Divino. A escolha do Imperador é uma missão da Catequese da Paroquia Nossa Senhora da Conceição. Este ano o catequisando Joao Felipe Azevedo Oliveira, 12 anos vivenciou estes momentos de compromisso de manter o legado de cultura e fé.

Ricardo Gomes – Jornalista

Fotos e Vídeo: Dalizânia Lima de Melo

“João é um menino compenetrado ao que se propõe segue rigidamente as regras, isso é dele nasceu com ele, quando fomos muito bem acolhidos na comunidade da Igreja de São Francisco do morro do Abel ele levou a catequese completamente a sério “Claudia de Oliveira.

Joao Felipe Azevedo Oliveira, 12 anos foi o catequizando escolhido para representar o Imperador da Festa do Divino deste ano. Momento de alegria e de emoção vivenciado pelo garoto e pela família. A mãe Cláudia Batista de Azevedo Oliveira fala de a emoção do filho receber a coroa das mãos do Pe. Gilberto Stanisceque batizou o filho com nove meses.

–  Diante da pandemia a festa teria que ser menor e cercada de protocolos, mas essa foi a festa em que o Divino Espírito Santo prevaleceu e que lindo poder fazer parte. Desde início lá no sorteio para menino imperador o Espírito Santo conduziu, naquela ocasião eu me levantei na reunião e falei minha opinião de que a criança a ser sorteada teria que ser participante ativa na igreja e estivesse alinhada com o objetivo da festa essas foram minhas palavras (minhas ou do Espírito Santo?) e então meu filho foi sorteado, desde então o Espírito Santo só vem confirmando que neste tempo difícil era pra ser ele. – relata a mãe.

“Só posso estar muito agradecida por esta oportunidade que ele teve não de estar sob holofotes, mas sim de ter a honra de homenagear ao Divino Espírito Santo de maneira tão humilde e tão avassaladora ao mesmo tempo.” Claudia de Oliveira

João Felipe é um menino atuante na comunidade e serve de exemplo de fé e de compromisso de preservar a tradição de sua cidade. Na opinião da mãe o menino se destaca por se dedicar ao que aceita em participar. Orgulho e alegria e ao mesmo tempo a emoção da escolha do filho para representar neste tempo de Pandemia o Imperador do Divino, uma festa de grande importância cultural e religiosa.

– Desde início lá no sorteio para menino imperador o Espírito Santo conduziu, naquela ocasião eu me levantei na reunião e falei minha opinião de que a criança a ser sorteada teria que ser participante ativa na igreja e estivesse alinhada com o objetivo da festa. Então meu filho foi sorteado, desde então o Espírito Santo só vem confirmando que neste tempo difícil era pra ser ele.  Começaram as confirmações: a roupa principal tinha vinte cinco anos e foi doada a igreja em 2019 e serviu perfeitamente nele como se houvera sido feita para ele, na coroação o frei que iria coroa-lo para nossa surpresa era o mesmo que tinha batizado quando bebê e esse frei era convidado, os festeiros são pessoas do meu convívio pessoas realmente próximas e amigas então se o João brilhou nesta festa foi porque tudo concorreu para isso – conta a mãe.

Senti ao me tornar o Imperador o Espírito Santo comigo e minha família.” João Felipe.

Alegria e ao mesmo tempo uma lição de fé e espiritualidade é a grande lição do menino imperador que agradece a Catequese pela experiencia de poder dar sua contribuição a preservação da manifestação cultural de sua cidade. E fala de sua alegria.

– Eu gostei de ser o imperador porque eu preservei uma tradição de anos da igreja católica em nossa cidade, levando um pouco do Espirito Santo para as pessoas que estão doentes ou que seus parentes foram mortos pelo Covid 19e precisam de apoio em meio a esse tempo tão difícil, seja para conforta-los, ou mesmo dar um ´pouco de esperança nessa situação, além de toda a gloria e felicidade que senti ao me tornar o imperador. – conta o menino.

Simplicidade e inteligência: um menino que vive sua fé

O exemplo de Joao Felipe e motivo de orgulho de suas catequistas Ximene Silva e Mariana Ximene Gonçalves destacam as qualidades do menino. Dotado das qualidades cristãs e já recebeu os sacramentos da iniciação cristã e dando continuidade com apoio dos pais é um exemplo para toda a comunidade.

– João Felipe é um menino muito inteligente. Gosta de ser escoteiro, de jogos eletrônicos e ama astronomia. Suas pesquisas incessantes pelos planetas e as mais variadas curiosidades espaciais despertaram nele o sonho de ser um astrofísico. Joao foi sempre um menino muito espiritualizado e interessado em saber mais sobre a Palavra de Deus. Na catequese, além de passar os conhecimentos cristãos de forma teórica e dinâmica as representações de momentos bíblicos sempre escolhidos para a vivencia de forma dinâmica e com o apoio de seus familiares, que ajudam a sua participação e apresentação e emocionando a todos. – revela suas catequistas.

Em Angra dos Reis é escolhido um Menino Imperador e seu Séquito para cultuar os valores cristãos na Integração da sociedade, partilha, caridade e perdão. A coroa e o Cetro do Menino Imperador, junto a outros símbolos, representam a responsabilidade de zelar pela Cidade, festa, alegria do povo e mobilizar as pessoas em união cristã e nos festejos culturais. Anteriormente, em geral, os meninos escolhidos eram os filhos dos festeiros, porém hoje em dia é feito um sorteio com os catequizandos para assim, diante da escolha do Menino Imperador e o Séquito, preservarmos a doutrina da Igreja Católica e os valores cristãos perante as vivências espirituais. A tradição do Menino Imperador na Festa do Divino Espírito Santo segue as características do século XIX advindas com a colonização Portuguesa, espalhando se pelo Brasil com costumes peculiares de cada região.