Dom Roberto participa de reunião na Forania de Natividade no Vicariato Noroeste

“Foi muito proveitosa a reunião. Foi exposto que a área noroeste fica um pouco distante das decisões, então se pretende trabalhar mais a aproximação da Cúria, enquanto estrutura de governo, da região noroeste”, afirmou Dom Roberto. De acordo com o bispo as últimas mudanças foram abordadas.

A Forania de Natividade, na região noroeste fluminense, promoveu, nesta quarta-feira (30/03), o primeiro encontro de partilha do ano de 2022. A reunião foi realizada no Seminário de Varre- Sai, que funciona como uma casa de retiros, e reuniu os sacerdotes das nove paróquias distribuídas pelas cinco cidades que compõem a forania. O encontro contou com a participação, pela primeira vez em uma forania, do Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, que se reuniu com os sacerdotes Pe. Rogério Cabral (vigário forâneo), Pe. Thiago Zacarias (Porciúncula), Pe. Cláudio Ferreira (Distrito de Santa Clara), Pe. Ramyro Armond (Laje do Muriaé), Pe. Gervásio (Laje do Muriaé), Pe. José Carlos (Retiro do Muriaé), Pe. Wellington (Distrito de Raposo), Pe. João Roberto (Distrito de Venâncio), além do Pe. João Genes representando como pároco eleito a cidade de Natividade.

O encontro teve início com um momento de oração ao Espírito Santo, em seguida pelo Centenário da Diocese. Objetivo de encontro foi abordar o papel da Forania, na organização e dinamização do trabalho pastoral, no Mistério Episcopal. Também foi abordado a necessidade da criação de uma sede no Vicariato Noroeste, para facilitar o envio de processos matrimoniais, dentre outros assuntos na sede do Vicariato. “Foi muito proveitosa a reunião. Foi exposto que a área noroeste fica um pouco distante das decisões, então se pretende trabalhar mais a aproximação da Cúria, enquanto estrutura de governo, da região noroeste. Objetivo com ações mais integradas com um governo que atenda por igual às duas regiões. Esse foi o ponto mais importante, que será proposto na próxima reunião do clero”, afirmou Dom Roberto.

Durante a reunião também foi mencionado a necessidade de um trabalho Pastoral Presbiteral, com objetivo de auxiliar os sacerdotes que estão isolados pastoralmente, com dificuldades ocasionadas pelo tempo. Um dos pontos propostos é a Criação do Fundo Presbiteral, que também tem sido discutido em outras foranias e da Casa Sacerdotal. Também foi realizada a entrega do calendário da Forania para o ano de 2022.

De acordo com Dom Roberto as últimas mudanças, que foram colocadas em prática como a transferência do Pe. João Genes para a Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Natividade, foram abordadas. “A reunião também mencionou as últimas mudanças nas paróquias, para o bem do povo de Deus. A ida do Pe. João Genes, que estava na Sagrado Coração de Jesus para Natividade é para dar esse dinamismo, bem como do Pe. Crimário para Itaperuna, onde poderá colocar sua experiência a serviço do Vicariato”, finalizou Dom Roberto.

O que é uma FORANIA? É o agrupamento de paróquias que tem como finalidade um melhor desenvolvimento do ministério pastoral, para o bem dos fiéis, permitindo uma melhor comunicação entre o bispo e os párocos. Essas regiões formam unidades pastorais lideradas por um padre, Vigário Foranêo. A Forania de Natividade é composta atualmente pelo Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Natividade (Natividade – RJ), Paróquia de São Sebastião e Santa Filomena (Varre-Sai – RJ), Paróquia de Santo Antônio (Porciúncula – RJ), Paróquia de Santa Clara (Porciúncula – RJ), Paróquia de Nossa Senhora da Piedade (Laje do Muriaé – RJ), Quase-Paróquia de Santana e São Joaquim (Itaperuna – RJ), Reitoria de Santo Antônio (Itaperuna – RJ), Reitoria de São Sebastião (Itaperuna – RJ) e a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Laje do Muriaé – RJ).